UOL Música

Publicidade

05/09/2006 - 20h26
Vocalista do Radio 4 fala sobre primeiro show no Brasil e novo disco que chega às lojas

FERNANDO KAIDA
Editor-assistente de UOL Música


Divulgação

A banda de Nova York Radio 4

A banda de Nova York Radio 4

Centrado no som voltado para as pistas de dança em suas mais diferentes vertentes, o festival Motomix traz ao país pela primeira vez o quinteto de Nova York Radio 4, cuja apresentação promete ser um dos destaques da programação.

O evento, que acontece no sábado, dia 16, no Espaço das Américas, em São Paulo, contará ainda com shows de nomes como Franz Ferdinand, Art Brut, Schneider TM, o baixista do New Order Peter Hook, a cantora Annie e o DJ Andrew Wheaterall, entre outros.

O Radio 4 é freqüentemente comparado a nomes como Bloc Party, Rapture e Franz Ferdinand, entre outros que apostam no rock de levada dançante. O baixista e vocalista do grupo, Anthony Roman, aponta o que os diferencia dos demais: "Dessas bandas, somos a mais politizada". "O Bloc Party e o Franz Ferdinand têm um forte elemento pop em suas músicas. Eles fazem ótimas canções pop", completa.

Surgido no final dos anos 90, o Radio 4 teve seu nome tirado de uma música da banda pós-punk PIL, liderada pelo ex-sex pistol John Lydon. A influência do som da virada dos anos 70 para os 80 também está presente na música do quinteto, que alia guitarras roqueiras vindas do punk, batidas dançantes e letras engajadas que, por exemplo, criticam as políticas externa e interna do atual governo norte-americano. Talking Heads, Gang of Four, Fugazi e The Clash são algumas das referências musicais presentes em seus discos.

O resultado desta mistura, segundo o baixista, é uma música muito "rítmica, dançante, melódica e política". Sobre a apresentação no festival, o músico promete uma experiência "verdadeiramente física".

"Sempre colocamos o máximo de energia em nossos shows", diz Roman, o que faz com que as canções sejam apresentadas de forma mais pesada e dançante no palco do que em suas gravações originais.

A banda, que atualmente é formada ainda por Dave Milone (guitarra), Gerar Garone (teclados), Greg Collins (bateria) e P.J. O'Connor (percussão), despontou por volta de 2002, com o disco "Gotham!". Produzido por Tim Goldsworthy, do selo DFA, e James Murphy, do grupo LCD Soundsystem, o álbum colocou o Radio 4 entre os principais nomes do então novo cenário punk funk nova-iorquino. "Eyes Wide Open" e "Start a Fire", presentes no CD, e o single "Dance To The Underground" foram alguns dos hits que projetaram a banda.

Para o show em São Paulo, a banda não deve deixar ninguém parado, com faixas como "Enemies Like This", "Dance to The Underground", "Absolute Affirmation" e "Caroline" --esta última utilizada recentemente em um comercial de uma marca de artigos esportivos--, entre outras.

Disco orgânico

Na esteira do Radio 4 chega também ao país, nesta semana, seu mais recente disco, "Enemies Like This", lançado neste ano. O álbum marca uma espécie de retorno ao som dançante e energético dos tempos de "Gotham!". No intervalo entre os dois trabalhos o grupo lançou em 2004 o CD "Stealing of a Nation", com maior presença de experimentos eletrônicos, que não obteve a mesma receptividade.

Com elementos do pós-punk, punk, reggae e rock, o novo disco traz canções que contam com uma sonoridade mais direta, crua e menos ligada a eletrônica, mas ainda assim com potencial para agitar as pistas. "Too Much to Ask For", "This is Not a Test", "Always a Target", "As Far as The Eye Can See" --com bateria e baixo encorpados-- e a faixa-título destacam-se no repertório.

De acordo com Roman, com "Enemies Like This" o grupo buscou criar um disco "mais orgânico e menos eletrônico".

"Com certeza todo o processo de composição e gravação teve menos referências a outras bandas do que no passado. Não estávamos pensando em grupos ou tipos de música específicos. Tentamos apenas ver o que saía naturalmente enquanto tocávamos juntos", diz.

Leia também:
Veja a programação do Motomix
Baixista do New Order, que toca no Brasil, faz livro sobre boate

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL


ARQUIVO
26/07/2011

Bobby McFerrin solta suas vozes em shows no Rio e em São Paulo