UOL Música

Publicidade

Reportagens Especiais

02/09/2004 - 00h24
Maria Rita é a revelação do Grammy Latino 2004; cantora recebe três prêmios, um por canção de Milton Nascimento

da Redação

Maria Rita foi a grande vencedora brasileira do Grammy Latino. A cantora, que concorria em quatro categorias da premiação, por seu álbum de estréia, ganhou nesta quarta-feira (1º) o prêmio de revelação do ano, o troféu de melhor disco de MPB e ainda recebeu, em nome de Milton Nascimento, o prêmio de melhor música brasileira, por "A Festa", composta pelo especialmente para ela.

Maria Rita foi a única artista brasileira a ganhar um Grammy Latino nas categorias gerais, este ano.

"Quando eu era pequena, costuma ver os 'Grammys' com minha família e nós todos sabíamos como isso era importante para todos os artistas envolvidos. E agora eu sou um deles! Obrigada, muito obrigada", disse Maria Rita, em inglês, ao receber o prêmio de melhor álbum de música popular brasileira (MPB) por seu primeiro disco, que leva seu nome.

Nas categorias principais do Grammy Latino, a cantora concorria ainda ao prêmio de gravação do ano, que foi para Alejandro Sanz.

Sanz recebeu ainda os prestigiosos prêmios de canção do ano, por "No Es Lo Mismo", e de vocal pop masculino, pelo disco de mesmo nome.

O disco do cantore espanhol faturpou ainda o prêmio técnico de melhor engenharia de gravação.

Na noite de entrega do Grammy Latino, algumas premiações --como as específicas para a música brasileira-- foram anunciadas antes da cerimônia principal, marcada para as 22h (horário de Brasília) em Los Angeles.

Na categoria produtor do ano, na qual o brasileiro Tom Capone competia, quem ganhou foi Javier Limón, que produziu, entre outros, os discos "Cositas Buenas", de Paco De Lucía, e "Lágrimas Negras", de Bebo Valdés e Diego El Cigala.

Capone, que concorria a cinco prêmios e era o brasileiro com maior número de indicações na história do Grammy Latino, não levou nenhum troféu.

Na categoria melhor álbum instrumental, que ganhou foi o músico sino-francês Yo-Yo Ma, pelo disco "Obrigado Brazil Live In Concert".

(Com informações da Reuters)




Morre nos EUA o produtor Tom Capone
Veja os premiados nas categorias brasileiras
Xuxa apresenta Grammy Latino mas fica sem prêmio
Alejandro Sanz leva seis prêmios no Grammy Latino
Veja letra de "A Festa", canção premiada de Milton




ÍNDICE DE REPORTAGENS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL