UOL Entretenimento Música
 
Gravadora: EMI
Preço médio: R$ 40
23/10/2007

RINGO STARR

"Photograph: The Very Best Of Ringo"

É a melhor compilação já feita dos sucessos de Ringo Starr. A última, "Blast From Your Past", foi lançada em 1975. E o seu trabalho mais popular até então foi o LP "Goodnight Vienna" (1974). Mas em "Photograph" (2007), após todo esse tempo, o bálsamo ganhou aroma mais agradável e percebe-se por que as músicas do ex-baterista dos Beatles têm longa vida.

Na época dos Beatles, as canções de Starr custavam para obter espaço nos discos do quarteto de Liverpool. Não é à toa, afinal ele estava entre a melhor dupla de compositores da história do rock e um dos melhores guitarristas do mundo no gênero musical.

Considerado o integrante de temperamento mais fácil de lidar do quarteto, Ringo reaparece nessa coletânea com o seu lado country/folk e "pop rock perfeito" em total evidência. Por sinal, ele ganhou tal apelido por conta dos anéis que usava ("ring" em inglês quer dizer anel) e porque soava "cowboy" --na carreira solo, tal característica é bem marcante, sobretudo, no final do disco, em "Act Naturally" e "Fading In And Fading Out".

Há músicas que foram compostas por John Lennon e George Harrison, mas não consta nenhuma de Paul McCartney. Aliás, as parcerias com os ex-Beatles são as maravilhosas "Photograph" (Harrison e Ringo) e "(It's All Down To) Goodnight Vienna" (Lennon). "Early 1970" é um relato autobiográfico do baterista e vocalista no grupo.

A interpretação de Starr não deixa nada a desejar, e, nas românticas "Weight Of The World", "King Of Broken Heart", "Never Without You" e no clássico "Only You", de Ande Rand e Buck Ram, fica bastante agradável, na medida.

Dentre as 20 canções selecionadas, ainda merecem destaque "Back Off Boogaloo" e "I Don't Come Easy", que poderiam ser sucessos típicos dos garotos de Liverpool, mas só têm os magníficos dedos de Starr.

Um álbum para a eternidade. Excelente, tocante e imprescindível.(GABRIELA BELÉM)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host