UOL Entretenimento Música
 
Gravadora: EMI
Preço médio: R$ 28
21/03/2008

MILTINHO

"Samba e balanço"

Num show do projeto "Disco de Ouro", no paulistano Sesc Pompéia em 2005, Miltinho (então com 77 anos e muito disposto no palco), antes de cantar a bossa "Outra Vez" (Tom Jobim), abre o jogo para a platéia: "Essa é a minha praia!".

De fato, o samba balançado e sincopado é, faz quase 60 anos, a praia do cantor e pandeirista carioca, que começou a carreira em conjuntos vocais históricos como Namorados da Lua e Quatro Ases e Um Curinga antes de se lançar numa longa e bem sucedida carreira solo

Numa justa homenagem aos 80 anos de sua vida (completados em 31 de janeiro último), a EMI relança uma coletânea de 28 gravações feitas para a Odeon entre 1966 e 1976, tiradas de 16 LPs e vários compactos.

O CD duplo "Miltinho Samba e Balanço" não traz a fase de maior sucesso da carreira de Milton Santos de Almeida, que estourou com "Mulher de Trinta" (Luiz Antonio) nos anos 60, mas é uma caprichada introdução a ela.

Os arranjos, feitos e conduzidos pelo trombonista Nelsinho sob a direção musical dos maestros Lyrio Panicali e Lindolfo Gaya, são de muito bom gosto, com suíngue, batida de bossa e metaleira deliciosa.

O álbum traz clássicas do crooner, como "Botões de Laranjeira" (de Pedro Caetano, a de "Maria Madalena dos Anzóis Pereira" na letra), "Laranja Madura" (Ataulfo Alves), "Izaura" (Herivelto Martins e Roberto Roberti, gravada por João Gilberto cinco anos depois, em 1973) e "Lampião Vadio" (Luiz Antonio e Luiz Reis).

Tem também uma amostra dos discos que Miltinho gravou em parceria com as cantoras Elza Soares e Dóris Monteiro. Com Elza, ela faz "Alô, Alô" (André Filho), o samba fundador "Pelo Telefone" (Donga e Mauro de Almeira), "Você Já Foi à Bahia?" e "Um Vestido de Bolero" (Dorival Caymmi). Com Dóris, "Mas que Doidice" (Antonio Carlos e Jocafi), "Até Eu" (Baden Powell e Paulo Cesar Pinheiro), uma sambalançada "Recordar É Viver" (Louro, Marins e Macedo), "Gilda" (Erasmo Silva e Mário Lago) e "Tome Continha de Você" (Dolores Duran e Edson Borges).

O medley "Moeda Quebrada" e "Leilão" (Haroldo Barbosa e Luiz Reis) impressiona pela introdução à moda de rumba, logo alternada com um sambão. Em "Louca" (Gracia e Wilson Medeiros) ele mostra seu lado mais romântico, também cheio de malícia. "Amor de Brincadeira" (Belizário e Di Ferraz) e "Garota ZN" (Osmar Navarro e Umberto Silva) também são balançadas e deliciosas.

O CD é apresentado por um texto preciso do pesquisador Rodrigo Faour. Só é pena ele não trazer as letras e -por falta de dados das edições originais- a escalação dos músicos de cada faixa.(ROGER MODKOVSKI)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host