UOL Entretenimento Música
 
Gravadora: Sony BMG
Preço médio: R$ 25
19/01/2010

ALICIA KEYS

"The Element of Freedom"

Alicia Keys veio ao mundo da música como uma garota-prodígio. Desde o álbum de estreia, "Songs In A Minor" (2001), que lhe rendeu um Grammy, a artista saboreia uma carreira em ascensão constante, que desemboca neste "The Element of Freedom", quarto álbum de estúdio da cantora, que ainda tem na discografia um acústico e um álbum de remixes.

Alicia segue no controle de sua produção musical, assinando como co-autora de todas as faixas do disco, bem como a produção e concepção artística. A parceria com o produtor Kerry "Krucial" Brothers foi mantida, mas isso não quer dizer que o som tenha estagnado. Mesmo que o gosto por mistura de estilos da cantora continue a nortear o som de Keys, "The Element of Freedom" cita ingredientes black com climas de world music, em tom quase místico.

Para não tirar o pé do pop, o álbum tem como convidada uma das maiores cantoras do estilo, Beyoncé, que participa da faixa "Put It In a Love Song". Aliás, mesmo flertando com influências que podem ser vistas como densas, qualquer canção do álbum pode muito bem embalar pistas, ou uma trilha de novela.

A voz de Alicia se destaca não só na interpretação ("Love Is Blind", "Try Sleeping With A Broken Heart" e "Wait Till You See Me Smile"), mas na versatilidade também, sendo utilizada como instrumentos propriamente ditos, fazendo coros magistrais como se fossem sopros ou cordas.

Ao ouvir "The Element of Freedom" do início ao fim, uma coisa fica difícil: definir qual é o hit do álbum. A produção de Alicia não deixou nenhuma música menos favorecida do que outra, e a homogeneidade é uma característica do disco. Mas isso não impede, nem um pouco, a curtição. (MARCO BRITTO)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host