Topo

Extrema-direita francesa tapa cartazes de Madonna com os de Marine Le Pen

Madonna se apresenta em Saint-Denis, subúrbio de Paris (França), durante show da turnê mundial MDNA (15/7/2012) - Kenzo Tribouillard/AFP
Madonna se apresenta em Saint-Denis, subúrbio de Paris (França), durante show da turnê mundial MDNA (15/7/2012) Imagem: Kenzo Tribouillard/AFP

Em Nice

17/08/2012 16h57

Militantes da Frente Nacional (extrema-direita) cobriram os cartazes de Madonna, que fará uma apresentação em Nice, com os de sua líder Marine Le Pen para protestar contra o clipe que foi exibido em shows anteriores em que a presidente do partido aparece atrás de uma suástica, informou o próprio partido.

Na madrugada de quinta (16) para sexta-feira (17), dezenas de militantes percorreram as ruas de Nice para substituir cerca de trinta cartazes da cantora pelos de Marine Le Pen, disse à AFP Gaël Nofri, responsável pelo grupo Bleu Marine-FN em Nice.

"Nós não somos contra a liberdade de expressão", mas isso "é um ato revisionista", um "ataque contra um partido republicano e contra a sua candidata que teve 18%" nas eleições presidenciais", declarou Nofri.

Para Gaël Nofri, Madonna, que luta para "encher seus shows desesperadamente vazios", tenta "criar uma dinâmica para fins puramente comerciais". Mas ela esquece que "Marine Le Pen representa um eleitor em cada quatro da Côte d'Azur".

Poucos dias após a estreia do vídeo em questão, durante o primeiro show da turnê mundial de Madonna em Tel Aviv, em 31 de maio, Marine Le Pen alertou para que a estrela não exibisse o vídeo ameaçando revidar o golpe.

Em 14 de julho, durante um show no Stade de France, a cantora decidiu exibir um novo vídeo no qual Le Pen aparecia com uma suástica na testa.

A Frente Nacional apresentou uma queixa por injúria.