Topo

Pink Floyd lança álbum após 20 anos de silêncio e encerra ciclo

David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd - Stephen Chernin/AP
David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd Imagem: Stephen Chernin/AP

De Londres

06/11/2014 13h31

Duas décadas depois de seu último disco, o Pink Floyd lança nesta sexta-feira (7) um novo disco, "The Endless River", uma compilação de músicas antigas, mas inéditas, com novos arranjos. Com o álbum, o grupo pretende encerrar sua discografia.

Apesar de o título "o rio sem fim" sugerir o infinito, este é o último álbum da banda, anunciou o guitarrista David Gilmour, de 68 anos, responsável pelo projeto ao lado do baterista Nick Mason.

endless - Divulgação - Divulgação
Capa do álbum "The Endless River"
Imagem: Divulgação
Concebido como uma homenagem ao tecladista Rick Wright, que morreu de câncer em 2008, o álbum tem como base as faixas descartada de "The Division Bell", lançado em 1994.

"The Division Bell" estava programado para ser um álbum duplo com uma parte instrumental. Mas, por falta de tempo, boa parte do material ficou de fora. Até que Gilmour e Mason decidiram recuperá-lo há dois anos, adicionando algumas guitarras e bateria, além de regravar algus trechos.

O disco agradará aos fãs incondicionais, mas não deve atrair novos admiradores, pois não conta com potenciais hits.

Dividido em quatro partes, o álbum é quase exclusivamente instrumental, exceto a canção "Louder Than Words", que foi lançada há algumas semanas.

O som é puro Pink Floyd. Um diálogo mil vezes reinventado entre os sintetizadores de Rick Wright e as guitarras de David Gilmour. O disco começa com uma introdução de teclado ("Things Left Unsaid") e segue pelo "rio sem fim" que, durante pouco mais de 50 minutos, leva o ouvinte a paisagens sombrias ou belas, às vezes tranquila ("Ebb and Flow") e outras mais agitada ("Sum", "Allons-y").

O astrofísico Stephen Hawking está no disco. O cientista britânico, que fala com a ajuda de um computador e já havia participado em "The Division Bell", está na faixa "Talkin' Hawkin'".

Apesar de o material ser antigo, "The Endless river" chegou a criar muitas expectativas. O entusiasmo levou alguns fãs a pensar que Roger Waters, que deixou o grupo há 29 anos, estava no disco.

O baixista, que encerrou há pouco tempo uma turnê de três anos com a ópera-rock "The Wall", um dos álbuns mais famosos do Pink Floyd, teve que explicar a situação em sua página do Facebook.

"Não tenho um novo álbum. David Gilmour e Nick Mason têm um novo álbum. Se chama 'Endless River'. David e Nick constituem o grupo Pink Floyd. Eu não sou parte do Pink Floyd. Saí em 1985", escreveu o músico.

"Isto não é ciência de foguetes, entendam", completou, nada diplomático.