Topo

Cantor italiano Pino Daniele morre de infarto aos 59 anos

Cantor italiano Pino Daniele em show em 2010, em Roma, na Itália - MASSIMO PERCOSSI/EFE
Cantor italiano Pino Daniele em show em 2010, em Roma, na Itália Imagem: MASSIMO PERCOSSI/EFE

De Roma

05/01/2015 11h42

O italiano Pino Daniele, um dos cantores e compositores mais populares em seu país, morreu na noite de domingo (4), aos 59 anos em consequência de um infarto.

Nascido em Nápoles, sul da Itália, em 1955, era célebre por sua voz particular e a mistura de ritmos como jazz e blues.

Segundo o jornal italiano “Il Mattino”, Daniele se sentiu mal em sua casa na Toscana, mas as tentativas para prestar socorro ao músico foram em vão. O cantor morreu durante seu traslado para um hospital de Roma.

Pino Daniele estava em turnê para divulgar seu último álbum "Nero a metà". Com a agenda cheia de shows, ele ainda foi homenageado no dia 30 de dezembro pela emissora italiana RAI. Em seu último tweet, o cantor postou "De volta para casa", mostrando a estrada até sua residência na Toscana.
 



O primeiro a dar a notícia da morte foi o também cantor e amigo Eros Ramazzotti no Facebook. Ele postou uma foto de Daniele e escreveu "Também Pino nos deixou. Sempre vou gostar de você porque você é puro, uma pessoa verdadeira e um grandíssimo artista".

"Conservo ainda sua música em meus ouvidos. Tinha uma voz incrível que representava não apenas Nápoles, como toda a Itália", declarou o primeiro-ministro Matteo Renzi.

O cantor fez sua estreia na música em 1977, com o álbum "Terra Mia". A música de lançamento "Napule" virou o hino de manifesto de esperança e de desilusões de uma geração inteira de italianos.

Além de Ramazzotti, Laura Pausini também escreveu um texto com uma foto em que aparece deitada no ombro do músico. "Para sua família e seus filhos, o meu pensamento e o meu abraço. Para nós fãs, você sempre existirá, Pino. Com a tua arte única", escreveu a cantora.