Topo

Na estrada desde 1968, Rush anuncia última grande turnê da carreira

De Nova York

22/01/2015 20h43

Considerado um dos gigantes do rock progressivo, o grupo canadense Rush anunciou nesta quinta-feira (22) que fará uma série de shows na América do Norte, em uma turnê descrita pela própria banda canadense como a última de grandes proporções.

A excursão, que ocorrerá 41 anos depois de o grupo lançar seu álbum de estreia homônimo, começa no dia 8 de maio em Tulsa, no Estado americano de Oklahoma, e terminará em 1º de agosto em Los Angeles, na Califórnia.

Geddy Lee (baixo e vocal), Alex Lifeson (guitarra) e Neil Peart (bateria) informaram, em um comunicado, que querem "comemorar com os fãs mais fiéis do mundo", tocando material composto ao longo de quatro décadas, "naquela que será, provavelmente, a última turnê desta magnitude".

Formado em Toronto em 1968, o Rush se lançou investindo em uma sonoridade pesada, próxima do hard rock. Aos poucos, o grupo passou a explorar sintetizadores e estruturas mais complexa, tornando-se um dos nomes mais representativos do rock progressivo. Em mais de 40 anos, a banda já vendeu cerca de 40 milhões de discos no mundo.

As letras do grupo, compostas pelo baterista Neil Peart, costumam abordar a responsabilidade do indivíduo em sociedade, em canções inspiradas em ficção científica e mitologia.

Com milhares de fãs no país, a banda já excursionou duas vezes em terras brasileiras: em 2002, quando registrou o DVD "Rush in Rio", e em 2010. Em 2013, o trio foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame.