Topo

Por "respeito à arte", Björk não colocará álbum em sites de streaming

Capa do disco "Vulnicura", de Björk - Reprodução
Capa do disco "Vulnicura", de Björk Imagem: Reprodução

De Nova York

27/02/2015 18h53

A cantora islandesa Björk se negou a disponibilizar seu último álbum, "Vulnicura", nos portais de música online por uma questão de "respeito" —um fato inusitado para uma indústria cada vez mais dependente desse tipo de divulgação.

Em janeiro, Björk lançou de surpresa a versão digital de "Vulnicura", produção exuberante e emocionalmente intensa sobre o término de seu relacionamento com o artista Matthew Barney, depois que o disco vazou na internet.

Mas a islandesa disse não tem planos de colocar "Vulnicura", que originalmente deveria ser lançado em março, em sites de streaming como Spotify ou Deezer.

Segundo a cantora, parece uma "loucura" o fato de "trabalhar em algo por dois ou três anos e, depois, 'tá aqui, de graça'".

"Não se trata de dinheiro, mas de respeito, entende? Respeito pela arte e a quantidade de trabalho que colocamos nela", disse, em entrevista à revista "Fast Company".

A estrela do pop Taylor Swift também critica sites como Spotify e retirou todas as suas músicas do catálogo musical online por considerar que é "injusto" com os artistas.

Apesar da postura da islandesa, a vasta maioria de sua discografia como cantora solo e com sua banda The Sugarcubes está disponível no Spotify e na Google Play.