Jack Ely, cantor de "Louie Louie", morre aos 71 anos
Jack Ely, cuja canção de 1963 "Louie Louie" era tão enigmática que o governo americano a investigou para identificar mensagens ocultas, morreu aos 71 anos, anunciou sua família nesta terça-feira (28). Segundo foi divulgado por seu filho, o cantor já lutava havia muito tempo contra uma grave doença.
Aos 20 anos, Ely era o vocalista da banda The Kingsmen, quando o grupo gravou "Louie Louie". A música se transformou em um dos primeiros grandes sucessos do rock, apesar de suas palavras incompreensíveis, e chamou a atenção do então diretor del FBI, J. Edgar Hoover, famoso por promover investigações insólitas. A faixa chegou até mesmo a ser proibida no Estado de Indiana.
Ely declarou mais tarde que a polêmica surgiu quando uma jovem de Indiana afirmou que a gravação incluía mensagens obscenas quando era reproduzida em outra rotação, e o fato foi comunicado ao governador daquele Estado.
Posteriormente, o FBI informou que "três agências do governo realizaram investigações e não conseguiram decifrar a letra da canção, inclusive em várias rotações entre 16 rpm e 78 rpm".
A música ganhou diversas versões ao longo do tempo, tendo sido gravada por artistas como Otis Redding, The Sonics, Beach Boys, Iggy Pop e Motörhead, entre outros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.