Topo

Ex-baixista do Abba, Rutger Gunnarsson morre aos 69 anos

Rutger Gunnarsson, ex-baixista do Abba - Diana Thylin/Reprodução
Rutger Gunnarsson, ex-baixista do Abba Imagem: Diana Thylin/Reprodução

De Estocolmo, na Suécia

08/05/2015 14h49

O músico sueco Rutger Gunnarsson, conhecido por ter sido o baixista dos discos e turnês do Abba, morreu aos 69 anos, anunciou nesta sexta-feira (8) a gravadora Universal.

O músico morreu de forma repentina em casa. A causa do óbito não foi divulgada.

"Rutger ficou conhecido principalmente por sua longa e estreita parceria com Björn Ulvaeus, Benny Andersson e ABBA. Ele participou de todos os álbuns, singles, excursões, filmes e musicais" do grupo, lembrou a Universal Music, em um comunicado.

O músico começou a carreira na banda Hootenanny Singers, em que conheceu o vocalista Björn Ulvaeus. Anos mais tarde, ingressaria com ele no Abba.
Seus fãs o admiravam especialmente por sua contribuição em sucessos como "Dancing Queen", "Knowing Me Knowing You" e "Money, Money, Money".

Os outros quatro membros principais do Abba, Anni-Frid Lyngstad (69 anos), Agnetha Fältskog (65), Bjorn Ulvaeus (70) e Benny Andersson (68), pararam de se apresentar juntos em 1986.

"Sua forma única de tocar baixo, seus arranjos de cordas lindos e seu trabalho como produtor para inúmeros artistas coloriram a música pop do início dos anos 70 até hoje", publicou o grupo em sua página oficial no Facebook. "Continue tocando seu baixo mágico onde você estiver, Rutger."