Topo

Black Sabbath anuncia "The End", sua turnê de despedida

Nova York (EUA)

03/09/2015 21h32

O grupo Black Sabbath, que há quatro décadas se tornou o pioneiro do heavy metal, anunciou nesta quinta-feira (3) sua turnê "The End", o que promete ser sua despedida dos palcos.

"Quando a turnê terminar, será realmente o fim", informou a banda em um aviso publicado em sua página na internet, ao anunciar o programa de 24 apresentações que começará em 20 de janeiro em Omaha (Nebraska).

A turnê percorrerá palcos em todo o território americano, inclusive o Madison Square Garden, em Nova York, e também inclui shows em Canadá, Austrália e Nova Zelândia, onde se encerrará em 30 de abril na cidade de Dunedin.

Participarão da turnê três dos mais antigos integrantes da banda, inclusive Ozzy Osbourne, que teve uma bem sucedida carreira solo e mora em Los Angeles, onde sua família protagonizou o reality show da MTV "The Osbournes".

O guitarrista Tony Iommi mora na Inglaterra e luta contra um câncer, que o obrigou a cancelar sua participação nas apresentações do grupo.

A mais recente turnê do Black Sabbath, entre 2012 e 2014, incluiu 84 apresentações e começou em Birmingham e terminou no Hyde Park de Londres.

Black Sabbath começou sua carreira em 1970 com um álbum de mesmo nome, frequentemente provocando alarme entre grupos cristãos para os quais suas músicas escondiam mensagens satânicas.