Topo

Vestido de carne de Lady Gaga é exposto em Salão da Fama do Rock, nos EUA

Lady Gaga com seu vestido de carne, durante premiação - Getty Images
Lady Gaga com seu vestido de carne, durante premiação Imagem: Getty Images

De Nova York

10/09/2015 18h11

O vestido de carne usado por Lady Gaga, que deu origem a uma intensa polêmica quando foi usado pela artista na entrega dos prêmios da MTV em 2010, começou a ser exibido em um museu nesta quinta-feira (10).

O Salão da Fama do Rock de Cleveland anunciou que o vestido ficará exposto até o final do ano, com a ideia de celebrar o quinto aniversário de um dos episódios mais controversos do mundo da moda.

O vestido, formado por várias capas de carne bovina crua e desenhado pelo estilista Franc Fernandez, foi comprado pelo museu após a cerimônia dos prêmios MTV e guardado em um frigorífico.

"Foi então colocado em um tanque cheio de produtos químicos e, quando ainda era flexível, ganhou a forma do corpo e foi posto para secar", explicou o museu em comunicado.

A instituição ainda revelou que a peça foi pintada depois para que parecesse fresca.

Lady Gaga usou o vestido quando recebeu o prêmio de vídeo do ano pela música "Bad Romance". O debate então se concentrou em se a cantora pop pretendia passar alguma mensagem ou queria apenas chocar.

A artista, conhecida por suas escolhas extravagantes em termos de vestuário, explicou então que o vestido mostrava a necessidade de lutar pelos próprios princípios, caso contrário "logo teremos tantos direitos quanto temos carne sobre nossos ossos".

O grupo de defesa dos animais PETA manifestou à época seu repúdio ao vestido e disse que espera que a exposição de Cleveland leve as pessoas a se informarem e a deixarem de consumir produtos animais.