Topo

Gestores do legado de George Harrison criticam Trump por usar música

O ex-beatle George Harrison, morto em 2001, vítima de câncer - Divulgação
O ex-beatle George Harrison, morto em 2001, vítima de câncer Imagem: Divulgação

De Nova York (EUA)

22/07/2016 15h20

Os administradores do legado de George Harrison criticaram Donald Trump por tocar na convenção Republicana a música "Here Comes the Sun", juntando-se a uma longa lista de artistas que reclamaram com o candidato por este motivo.

Este clássico, escrito por Harrison em 1969 para o álbum "Abbey Road" dos Beatles, estava na lista de reprodução no Quicken Loans Arena, de Cleveland, durante o evento em que o Partido Republicano nomeou o magnata seu candidato à presidência.

Ter tocado a música na convenção "é ofensivo e vai contra os desejos dos administradores do legado de George Harrison", escreveram no Twitter na quinta-feira (21).

"Se fosse 'Beware of Darkness', poderíamos ter concordado", acrescentaram.

Eles se referiam a outra composição de Harrison, de 1970, em que, influenciado pelo hinduísmo, advertia contra o apego material: "Beware of greedy leaders / They take you where you should not go" ("Cuidado com os líderes cobiçadores / Eles te levam onde você não deveria ir").

Trump, que ganhou adeptos em sua aspiração presidencial após denúncias contra os imigrantes, tem sofrido repetidos protestos de artistas que não concordam com a reprodução de suas canções nos comícios.

Os Rolling Stones, Adele, Neil Young, R.E.M., Aerosmith e Queen são alguns dos que apresentaram objeções.

A família da falecida lenda da ópera, o cantor Luciano Pavarotti, criticou Trump na quinta-feira por tocar "Nessun Dorma", a famosa ária da ópera "Turandot", de Puccini.

A família de Pavarotti disse que o cantor defendia "os valores de irmandade e solidariedade", que são "totalmente incompatíveis com a visão de mundo expressada pelo candidato Donald Trump".