Topo

Álbum "Blackstar", de David Bowie, é finalista em premiação britânica

Profeta alienígena: David Bowie lança novo álbum, "Blackstar", no dia em que completa 69 anos - Reprodução
Profeta alienígena: David Bowie lança novo álbum, "Blackstar", no dia em que completa 69 anos Imagem: Reprodução

15/09/2016 11h23

O astro do rock falecido em janeiro David Bowie é um dos finalistas do Mercury Prize, que define o melhor álbum britânico e irlandês do ano para a indústria fonográfica.

"É música para fazer sentido em nosso tempo inquietante - sincera, irritada, pensativa e emocionante", destacou o júri da premiação sobre o álbum "Blackstar" de Bowie, um dos finalistas.

Bowie faleceu em 10 de janeiro, vítima de câncer, dois dias depois do lançamento do álbum "Blackstar", na data em que completou 69 anos.

Outro candidato importante ao prêmio é o aclamado grupo Radiohead, pelo álbum "A Moon Shaped Pool".

Nem Bowie ou o Radiohead venceram o Mercury Prize. O grupo, inclusive, tem o recorde de indicações sem nunca levar o prêmio.

Pela primeira vez desde a criação do Mercury Prize em 1992, nascido como uma alternativa aos Brit Awards, o público pode votar, mas será o júri, formado por membros da indústria, que terá a palavra final.

Os outros finalistas ao prêmio são Anohni ("Hopeless"), Bat for Lashes ("The Bride"), Jamie Woon ("Making Time"), Kano ("Made In The Manor"), Laura Mvula ("The Dreaming Room"), Michael Kiwanuka ("Love & Hate") Savages ("Adore Life"), Skepta ("Konnichiwa"), The 1975 ("I like it when you sleep, for you are so beautiful yet so unaware of it") e The Comet Is Coming ("Channel the Spirits").