Topo

Leonard Cohen festeja seus 82 anos com novo álbum

4.jul.2013 - Leonardo Cohen durante apresentação no Festival de Jazz de Montreaux - Valentin Flauraud/Reuters
4.jul.2013 - Leonardo Cohen durante apresentação no Festival de Jazz de Montreaux Imagem: Valentin Flauraud/Reuters

Nova York

22/09/2016 00h03

O músico e poeta canadense Leonard Cohen, laureado com o prêmio Príncipe de Astúrias 2011, festeja seus 82 anos, completados na quarta-feira (21), com um novo álbum em que faz intensas reflexões metafísicas sobre a morte.

Dois anos depois de seu último álbum, esta nova produção que será lançada no próximo 21 de outubro se mantém fiel a seus arranjos musicais minimalistas.

Com sua voz grave, sempre em um murmúrio, Leonard Cohen se pergunta pela natureza do homem e de um Deus todo poderoso nesta nova produção "You Want It Darker".

O disco, produzido por seu filho Adam Cohen, faz referências a suas recordações de infância em Montreal e está impregnado dos coros da sinagoga Shaar Hashomayim.

A ressonância do violão acústico acompanhado de um contrabaixo ressalta a busca espiritual de um Cohen solitário, mas sereno frente à velhice.

A relação com Deus amplamente abordada pelo cantor desde "Hallelujah" (1984), um de seus grandes sucessos, agora faz com a morte, após o falecimento em julho de sua musa Marianne Ihlen.

Leonard Cohen se retirou da cena artística nos anos 1990, e em 1996 ficou recluso em um monastério budista na região de Los Angeles.

Voltou à música por uma razão pouco espiritual, quando descobriu que seu agente havia roubado grande parte de sua poupança.