Topo

Morre Rick Parfitt, guitarrista da banda Status Quo

Rick Parfitt se apresenta com o Status Quo no Festival Glastonbury, em 2009 - AFP PHOTO / LEON NEAL
Rick Parfitt se apresenta com o Status Quo no Festival Glastonbury, em 2009 Imagem: AFP PHOTO / LEON NEAL

24/12/2016 14h12

Rick Parfitt, guitarrista da banda de rock britânica Status Quo, famosa especialmente pela música "In the Army Now", morreu neste sábado (24) aos 68 anos em razão de uma infecção.

"Estamos devastados em ter que anunciar que Rick Parfitt morreu esta tarde", informou seu agente. 

O músico foi hospitalizado na quinta-feira (22) em um hospital em Marbella, sul da Espanha, após complicações relacionadas a uma lesão no ombro, segundo o comunicado.

Rick Parfitt, que teve muitos problemas de saúde no passado, considerava se lançar em uma carreira solo e planejava finalizar um álbum em 2017, de acordo com a sua família e seu agente.

O grupo foi criado em Londres em 1962 sob o nome de Spectres, adotando o nome de Status Quo em 1969. Parfitt tocou com a banda por mais de cinquenta anos até outubro de 2016, quando decidiu sair depois de sofrer um ataque cardíaco.

O Status Quo lançou mais de 100 singles - muitos escritos por Parfitt - e vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo. Seus maiores sucessos foram 'Down, Down', 'Whatever You Want", "Caroline", e 'Rockin' All Over The World '.

A notícia, em plena véspera de Natal, deixou fãs e amigos chocados, entre eles, o guitarrista do Queen, Brian May: "Difícil encontrar palavras. Você realmente balançou alegremente o nosso mundo. RIP querido amigo", lamentou no Twitter.