Topo

Madonna anuncia projeto e disco para "mudar o mundo através da arte"

20/05/2014 10h55

A cantora Madonna anunciou o lançamento de Art For Freedom, um novo projeto com o qual pretende resgatar a relação da arte com as transformações sociais no mundo. "Já existiu um tempo na qual a arte refletia o que acontecia na sociedade. Artistas como Marvin Gaye, Stevie Wonder, Richard Pryor e Jean-Luc Godard realizavam declarações políticas através de suas artes", afirmou a cantora em entrevista para a revista italiana "L'Uomo Vougue".  

Art For Freedom é uma plataforma digital, em colaboração com Vice Media, que hospeda vídeos, fotos, ilustrações e documentos de performance que falam de intolerância e perseguição. "[O objetivo de Art For Freedom] É encorajar as pessoas a acreditar que com arte podem produzir uma mudança no mundo, além de ser um grito contra a massificação da criatividade", afirmou ela.  

"Permitindo que nos consumam através do corporate branding, nos preocupando com a aprovação alheia e promovendo apenas o que é aceito e popular, matamos a nossa arte e tudo que é único em relação a ela", defende Madonna.  Mesmo sem dar muitos detalhes, seu novo disco, ainda em produção, terá ligação direta com o Art For Freedom.

Combatendo estereótipos

"Art For Freedom combate estereótipos, intolerâncias, discriminação, a favor dos direitos humanos e da aceitação das diferenças. Existem inimigos, tiranos, fascistas e ditadores, pessoas que destroem a vida de outras pessoas ou lhe tiram a sua liberdade, como [o presidente russo Vladmir] Putin, ou o primeiro-ministro da Venezuela [Elias Jaua]", destacou a cantora.  

Em fevereiro, Madonna apresentou duas integrantes do grupo punk Pussy Riot durante show organizado pela Anistia Internacional em Nova York. Nadezhda Tolokonikova e Maria Alekhina haviam sendo presas na Rússia e desafiaram o regime do presidente russo Vladimir Putin, cantando "Rússia Será Livre!" diante de uma multidão entusiasmada.

"Na verdade o inimigo está dentro de nós. Conscientes ou não, estamos constantemente no estado de discriminar e julgar os outros. A primeira coisa que devemos mudar, então, somos nós mesmos. Todos os grandes líderes já disseram isso, desde Gandhi a Martin Luther King, de John Kennedy a Nelson Mandela", afirma ela. 

Os fãs podem esperar uma Madonna mais envolvida e empenhada politicamente falando. "Não tenho outra escolha. Não dá pra voltar a trás a partir de agora. Este é o meu papel no mundo, este é meu trabalho como artista: tenho uma voz e preciso usá-la", finalizou a cantora.