Topo

Rebecca Black trabalha em novas músicas para não ser conhecida apenas como a "menina de 'Friday'"

Rebecca Black posa para foto em Los Angeles (15/04/2011) - AP Photo/Chris Pizzello
Rebecca Black posa para foto em Los Angeles (15/04/2011) Imagem: AP Photo/Chris Pizzello

25/04/2011 13h36

Los Angeles - É sexta-feira. Em vez de passar o último dia de suas férias na praia ou em um parque de diversões como tantos outros adolescentes, Rebecca Black está gravando canções no estúdio de Charlton Pettus, produtor musical que já trabalhou com artistas como Hilary Duff e Clay Aiken. Rebecca percebe que isto é muito incomum. 
 
"Eu, definitivamente, não sou uma garota normal de 13 anos que praticamente ninguém conhece na escola", ela fala. "Bem, você costumava ser", sua mãe, Georgina Kelly, gentilmente a lembra. 
 
A cantora adolescente de Anaheim, na Califórnia, abandonou a normalidade de um mês atrás, quando seu vídeo independente "Friday" tornou-se uma das mais populares --e mais parodiadas-- músicas da internet. O clipe de melodia alegre, ancorado pela voz nasal de Rebecca, foi criado para ela pelos produtores da Ark Music Factory. 
 

Rebecca Black - "Friday"

"As pessoas pensam que eu canto como um robô, e nesse vídeo eu realmente canto como um robô", reconhece Rebecca, enquanto puxa uma cadeira ao lado de sua mãe no estúdio de Pettus. "Eu não quero ser conhecida como a menina de 'Friday'. Espero que eu possa ser conhecida como Rebecca Black. Eu quero ser uma artista. É isso o que eu sempre quis fazer".
 
Rebecca se juntou com Pettus para produzir um álbum com cinco canções que consistem em uma balada, uma canção mais rápida e três faixas bem alegres. "Eu quero ouvir a opinião de todos sobre a minha própria voz", diz Rebecca. "Eu não me importo se eles adoram. Eu não me importo se eles odeiam". Ela faz uma pausa por um momento antes de continuar. "Bem, eu gostaria que amassem [minha voz], mas eu só quero ouvir a opinião das pessoas".
 
O primeiro passo do plano de Debra Baum, atual empresária de Rebecca, é lançar uma outra música e outro vídeo cativante, menos dependente do Auto-Tune (programa que altera a voz do cantor) para provar que Rebecca sabe realmente cantar. "As pessoas vão ficar surpresas de ouvir a sua capacidade vocal", afirma Baum. Uma coisa é certa: a música não será chamada "Saturday". 
 
O objetivo final de Rebecca é garantir um contrato com uma gravadora. Baum disse que vários selos têm mostrado interesse em trabalhar com a cantora de 13 anos de idade, mas sua equipe quer ter tempo e encontrar "o cenário certo" para Rebecca. 
 
Baum, que já trabalhou como supervisora de música em filmes de comédia adolescente como "A Nova Cinderela" e "Tudo Que Uma Garota Quer", diz que recebeu centenas de pedidos para Rebecca cantar "Friday" em Bar Mitzváh, bailes, formaturas e outros eventos. Mas o foco de Rebecca está estritamente voltado à criação de uma nova música. "Não tenho dúvida de que ela será bem sucedida", atesta Baum. 
 
A mãe de Rebecca, que pagou 4 mil dólares para a Ark Music Factory produzir a música e o vídeo de "Friday", nunca imaginou que seria algo mais do que uma divertida experiência de aprendizado para sua filha. Nenhuma outra produção criada pela Ark para potenciais princesinhas do pop chegou perto do sucesso de "Friday". 
 
Quando o vídeo de "Friday" chegou a 80 mil exibições em apenas uma noite, a mãe de Rebecca sabia que a vida de sua filha adolescente tinha mudado para sempre. Ela claramente não é um produto da Disney ou da Nickelodeon, e sequer é filha de músicos (os pais são médicos veterinários). 
 
Kelly diz que a Rebecca estava despreparada para toda essa exposição. "Depois que eu percebi que a minha filha ia ser uma celebridade, eu sabia que este seria um momento em que eu precisava focar completamente nela 100% do tempo. Eu tenho lido e visto as histórias infelizes de tantas crianças no centro das atenções", diz a mãe.