Topo

Juiz determina que site violou direitos autorais de Michael Jackson

Michael Jackson durante show em Nova York (07/09/2001) - AP
Michael Jackson durante show em Nova York (07/09/2001) Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

10/08/2012 17h19

Um juiz federal determinou nesta sexta (10) que um homem de negócios trabalhando com a mãe de Michael Jackson violou direitos autorais do espólio do cantor e deve ser bloqueado do uso futuro do trabalho do cantor.

O juiz Dean Pregerson ficou do lado do espólio do cantor contra Howard Mann do site www.michaeljacksonsecretvault.com, que saiu do ar na manhã desta sexta.

Mann foi processado em janeiro de 2011, sob alegações de que ele havia violado os direitos autorais e estabelecido uma competição injusta com os detentores do direto do cantor. O juiz afirma que o site usou de forma incorreta arte do filme “This is It”, um logo com Jackson e a música “Destiny”, assim como outros materiais.

Mann colaborou com Katherine Jackson, que é uma beneficiária do espólio, em diversos projetos, incluindo um livro de memórias de seu filho. Muitos projetos do Michael Jackson Secret Vault ocorreram ao mesmo tempo dos do espólio.

Os advogados de Mann pretendem introduzir evidências no julgamento futuro sobre os valores a serem pagos por Mann que o testamento do cantor era uma fraude. Mann afirma que comprou os direitos anos atrás, mas o juiz afirmou que não há provas de que eles poderiam ser usados comercialmente.