Topo

Artista Ai Weiwei protesta contra a China em álbum de rock; ouça

Ai Weiwei em cena do vídeo de "Dumbass", faixa do álbum "The Divine Comedy" - Reprodução
Ai Weiwei em cena do vídeo de "Dumbass", faixa do álbum "The Divine Comedy" Imagem: Reprodução

De Pequim (China)

22/06/2013 18h48

Ele não é músico, mas o artista dissidente chinês Ai Weiwei está usando a música para transmitir suas críticas e sátiras sobre o estado autoritário da China.

No segundo aniversário de sua prião secreta de 81 dias, Weiwei lançou seu primeiro álbum, "The Divine Comedy" (A Divina Comédia), que inclui o single "Dumbass", divulgado anteriormente.

A canção tem a intenção de reconstruir sua detenção, que fez parte de uma ofensiva abrangente contra dissidentes em 2011. A condenação posterior de Weiwei por evasão fiscal foi vista por seus apoiadores como punição por seu ativismo.

O álbum completo, lançado neste sábado (22), tem cinco outras faixas cantadas em inglês que documentam a experiência de Weiwei com a polícia e disseminam sua reflexão sobre as condições atuais da China.

O músico Zuoxiao Zuzhou, amido de Weiwei, escreveu a música, com influências de pop, rock, punk e heavy metal. Os vocais de Weiwei são mais falados do que cantados e as letras incluem obscenidades para expressar sua raiva em relação ao que vê como um estado policial repressor.

"Eu vinha pensando sobre como me recuperar do trauma. E tive a ideia de usar a música para expressar um sentimento que é tremendamente secreto e privado para o público", afirmou Weiwei em maio, quando "Dumbass" foi lançada.

Escultor, designer e documentarista, Weiwei irritou Pequim com sua arte e perfil virtual para chamar a atenção às injustiças na China e à necessidade de mais transparência e legitimidade.

Depois de sua liberação em 2011, a empresa de design de Weiwei recebeu uma conta de US$ 2,4 milhões em impostos, que tentou anular inutilmente nos tribunais chineses.

Ouça "The Divine Comedy":