Fabricante de brinquedos entra na Justiça para parodiar Beastie Boys
A fabricante de brinquedos GoldieBlox entrou com uma ação na suprema corte americana para continuar parodiando a música “Girls", da banda Beastie Boys, em um dos seus comerciais de TV.
A música faz parte do primeiro álbum do trio, “Licensed to Ill”, lançado em 1986, e conta com versos como “Garotas, para lavar os pratos / Garotas, para arrumar meu quarto / Garotas para lavar o banheiro”.
Com a letra alterada, a propaganda mostra meninas cantando sobre construir espaçonaves e codificar softwares. Viral, a peça foi vista por 8 milhões de usuários no YouTube nas últimas semanas. A ideia da campanha é vender também a meninas brinquedos relacionados à construção e engenharia.
A GoldieBlox afirmou que entrou com a ação após os Beastie Boys ameaçarem acionar a Justiça por violação de direitos autorais.
"A GoldieBlox criou a paródia especificamente para fazer referência à música dos Beastie Boys e para promover a meta de quebrar os estereótipos de gênero, incentivando jovens a se envolver em atividades que desafiam o seu intelecto, particularmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática ", diz ação judicial.
Nesta segunda-feira (25), Adam Horovitz e Michael Diamond, membros remanescentes da banda, disseram em uma carta aberta que apoiam a mensagem de capacitar meninas, mas vetam o uso de suas músicas em propagandas.
"O vídeo é uma propaganda feita para vender um produto, e há muito tempo tomamos uma decisão consciente de não permitir que a nossa música e/ou nome sejam utilizados em anúncios", disseram os músicos por meio de seu agente.
"Quando tentamos simplesmente perguntar como e por que “Girls” havia sido utilizada em seu anúncio sem a nossa permissão, VOCÊS [GoldieBlox] processaram os ESTADOS UNIDOS", afirmaram, dirigindo-se diretamente à fabricante.
A GoldieBlox é uma das quatro empresas finalistas em um concurso realizado pela produtora de softwares Intuit. O vencedor terá sua propaganda exibida na final do Super Bowl, programa de maior audiência nos Estados Unidos. "Girls", no entanto, não faz parte do concurso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.