Topo

Recuperado de infecção viral, Paul McCartney retorna aos palcos nos EUA

O ex-Beatle Paul McCartney apresenta show de sua turnê "Out There" em Albany (NY), nos Estados Unidos, em sua primeira apresentação depois de uma infecção viral afastá-lo dos palcos - Hans Pennink/Invision/AP
O ex-Beatle Paul McCartney apresenta show de sua turnê "Out There" em Albany (NY), nos Estados Unidos, em sua primeira apresentação depois de uma infecção viral afastá-lo dos palcos Imagem: Hans Pennink/Invision/AP

David Bauder

De Albany (NY, EUA)

06/07/2014 08h24

Paul McCartney voltou a um palco neste sábado (5) depois de ter ficado de "molho" por dois meses por causa de um vírus, tocando canções dos Beatles, dos Wings e de sua carreira solo que já dura mais de 50 anos de rock 'n' roll.

"É ótimo estar de volta", disse McCartney, que completou 72 anos há duas semanas. Ele não parecia nada abatido, fazendo um show de pouco menos de três horas de duração, com 38 músicas, antes de terminar com o medley das três canções finais do álbum "Abbey Road".

McCartney foi brevemente hospitalizado em Tóquio em maio por causa de uma infecção viral. A doença o forçou a cancelar uma turnê japonesa e um show na Coreia do Sul, e a reagendar meia dúzia de datas nos Estados Unidos em junho, antes de retomar com a turnê "Out There" em Albany (NY).

Antes de ficar doente, a última apresentação de McCartney ocorreu na Costa Rica, em 1º de maio.

McCartney abriu com "Eight Days a Week", dos Beatles. Ele usava calça jeans preta e um blazer azul celeste. Quando tirou o paletó depois de quatro músicas, ele brincou que era a única mudança de figurino da noite.

O show, na medida para agradar a multidão, teve uma mistura de hits previsíveis, como "Hey Jude" e "Let it Be", quatro músicas do mais recente álbum de McCartney e uma amostra generosa de partes mais obscuras de sua produção, incluindo as músicas dos Beatles "Lovely Rita" e "Being for the Benefit of Mr. Kite", além de trabalhos do Wings como "Another Day" e "1985". McCartney "pulou" a maior parte de sua produção dos anos 1980 e 1990.

Ele prestou homenagem aos dois membros mortos dos Beatles, cantando "Here Today" para o ex-parceiro de composições John Lennon, música que McCartney descreveu como a conversa que nunca tiveram. Já "Something", de George Harrison, começou com McCartney no ukulele para se transformar em uma versão com a banda completa.

McCartney também homenageou outro ícone do rock, Jimi Hendrix, com um interlúdio instrumental de "Purple Haze".

A mulher de McCartney, Nancy, estava presente, e ele dedicou a música "My Valentine" para ela. Talvez como uma referência indireta a sua ausência, ele tocou a nova canção, "On My Way to Work", que disse ainda não ter tocado em público.

Durante seu segundo bis, ele chamou um casal de Rochester ao palco depois de ver que a mulher segurava um cartaz dizendo que seu namorado não se casaria com ela até que ele conhecesse McCartney. Depois de o homem liderar a apresentação com um verso de "When I'm 64", para homenagear sua idade, ele ajoelhou-se e fez o pedido de casamento.

"E ele nos contratou para o casamento", brincou McCartney.

Tem sido um ano movimentado para McCartney, que comemorou no início do ano o 50º aniversário de sua primeira aparição no programa "The Ed Sullivan Show", que marcou o início da beatlemania nos Estados Unidos. Ele tem 19 apresentações agendadas nos EUA, incluindo uma no Candlestick Park, em San Francisco, onde os Beatles fizeram seu último show, em 1966.

O outro sobrevivente dos Beatles, Ringo Starr, também está em turnê nesta temporada.