Topo

"Façam dele um santo", diz Elton John sobre papa Francisco

O cantor em evento da "Elton John AIDS Foundation" em encontro em Nova York - Andrew Kelly/Reuters
O cantor em evento da "Elton John AIDS Foundation" em encontro em Nova York Imagem: Andrew Kelly/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/10/2014 11h43

Elton John chamou o papa Francisco de "meu herói" devido à compaixão e aos esforços do pontífice para que a Igreja Católica aceite gays. A declaração foi feita nesta terça (28), durante o evento anual da Elton John AIDS Foundation, em Nova York. Segundo o cantor, o papa está ampliando limites na Igreja. "Agora façam desse homem logo um santo", brincou Elton John em seu discurso.

"Há dez anos um dos maiores obstáculos para o combate à Aids era a Igreja Católica. Hoje nós temos um papa que questiona isso", falou o artista.

Bispos católicos dificultaram essa aceitação inédita da Igreja aos homossexuais no começo de outubro, mostrando divisões profundas após um encontro de duas semanas presidido pelo papa com o objetivo de tentar encontrar uma forma mais piedosa de ministrar as famílias católicas. Uma versão anterior do documento do encontro tinha um tom de aceitação, que foi retirado após os bispos não atingirem um consenso sobre como se posicionar com relação aos gays.

"Ele [o papa] é um homem com compaixão e amoroso, que quer que todos sejam incluídos no amor de Deus", prosseguiu o cantor. "É incrível o que ele está tentando fazer contra tantas pessoas dentro da Igreja. Ele é corajoso e destemido, e é isso que precisamos hoje  no mundo."

O cantor também escreveu na terça um artigo no jornal "The New York Times" no qual elogiou o plano do governador de Nova York, Andrew Cuomo, para acabar com a epidemia de Aids naquele Estado até 2020.