Topo

Após polêmica, Bolshoi demite diretor que foi atacado com ácido em 2013

Sergei Filin, ex-diretor artístico do balé Bolshoi. Ele passou por 22 operações após um ataque com ácido que sofreu em 2013 e que quase o deixou cego - Maxim Shemetov/Reuters
Sergei Filin, ex-diretor artístico do balé Bolshoi. Ele passou por 22 operações após um ataque com ácido que sofreu em 2013 e que quase o deixou cego Imagem: Maxim Shemetov/Reuters

De Moscou

30/07/2015 17h06

O teatro russo Bolshoi anunciou nesta quinta-feira (30) a demissão de seu diretor artístico Serguei Filin, que havia sido atacado com ácido em 2013. Este é considerado o último capítulo de um escândalo que chocou o mundo da dança na Rússia. 

"A decisão está relacionada com questões internas do teatro", disse Vladimir Urin, diretor do Bolshoi, à agência de notícias russa TASS.

Filin, de 44 anos, continuará, no entanto, até o final da temporada como "responsável dos programas em curso e da gestão diária da companhia de dançarinos do teatro", segundo o comunicado.

O diretor declarou à TASS "não ter queixas" contra o teatro. Ele quase perdeu a visão depois de ser atacado com ácido em janeiro de 2013 pelo bailarino Pavel Dmitrichenko, que foi condenado a seis anos de prisão, e outros dois cúmplices.

O caso trouxe à luz denúncias de rivalidade e intimidação nos bastidores deste grande teatro russo. O mundo da arte condenou o ataque, que também levou à demissão do então diretor do Bolshoi, Anatoly Iksanov, e do bailarino Nikolai Tsiskaridze, acusado quase diretamente de ser o conspirador.

O bailarino questionou as lesões sofridas por Filin e considerou pouco depois, em um jornal de Moscou, que o diretor artístico colocou "uns contra os outros com histórias de dinheiro e amor".

Tsiskaridze foi nomeado no final de 2014 diretor da prestigiada Academia Vaganova de São Petersburgo, uma decisão contestada por uma centena de professores da instituição que solicitaram sua remoção.