Topo

Coro de 1.631 vozes bate recorde do Guinness ao cantar 1° single dos Beatles

The Beatles em foto de Robert Whitaker publicada no livro  "LIFE: With The Beatles" - Robert Whitaker
The Beatles em foto de Robert Whitaker publicada no livro "LIFE: With The Beatles" Imagem: Robert Whitaker

05/10/2012 14h37

Um coro de 1.631 vozes bateu um recorde do Guinness, nesta sexta-feira (5), ao entoar em Liverpool a música "Love Me Do", em homenagem aos 50 anos do lançamento do primeiro single dos Beatles, informou a rede britânica de televisão BBC.

A prefeitura da cidade inglesa e o museu Beatles Story convocaram os cidadãos a comparecerem no turístico Pier Head, junto ao rio Mersey, para iniciar as celebrações pelo aniversário da primeira música de sucesso da banda.

No primeiro ato de um fim de semana que foi batizado como "Love Me Do Weekend", no qual estão programadas diversas homenagens ao grupo, um responsável da organização Guinness World Records esteve presente e confirmou a marca que o coro alcançou.

  • Reprodução

    Capa de "Love Me Do", dos Beatles, gravado no dia 5/10 de 1962

O cânone, que foi dirigido por um grupo de cantores profissionais, entre eles alguns integrantes do Coro Gospel Harmonic de Liverpool, também contou com a participação de crianças de escolas primárias da cidade.

Diversas pessoas se deslocaram de países como Canadá, Estados Unidos e Japão a fim de participarem do coro, como a norte-americana Sandi Hetherington, uma "fã dos Beatles desde criança", segundo explicou à BBC.

"Vi o grupo em sua primeira aparição na televisão, no programa de Ed Sullivan. Também vi seus filmes. Sempre fui fã da banda", comentou.

"Os Beatles têm um longo histórico de recordes, não a toa é o grupo que mais vendeu discos na história", ressaltou Marco Frigatti, um dos jurados do Guinness.

O recorde anterior havia sido batido em Chicago, em 2011, quando 897 vozes cantaram o tema "Danke Schoen", que fez o cantor norte-americano, Wayne Newton, ficar popular no anos 60. O coro foi feito em homenagem aos 25 anos do filme "Curtindo a Vida Adoidado", dirigido pelo também norte-americano John Hughes.

As celebrações pelos 50 anos do primeiro single da banda, que era liderada por John Lennon e Paul McCartney, é parte de um amplo programa que lembra meio século de um grupo que mudou a história da música.

CURIOSIDADES DE "LOVE ME DO"

O single foi o primeiro que deu exposição à banda na TV britânica. Em 1962, a mídia ainda considerava a música pop algo perigoso para os jovens, mas ainda assim, depois da primeira apresentação do grupo na BBC, o quarteto começou a ser audiência garantida nas TV's e rádios
A exposição e sucesso da parceira Lennon-McCartney inspirou muitos jovens ingleses a começarem a escrever suas próprias músicas. Isso motivou o crescimento de salas de estúdio com sessões de gravações e festas com shows ao vivo na cidade
Com letra simples, "Love Me Do" ainda não apresentava a capacidade de composição dos Beatles, mas surpreendeu o produtor Adam Faith pela rapidez com que foi gravada. Na primeira sessão no Abbey Road a banda gravou "How Do You Do It", "Love Me Do" e o começo de "Please, Please Me"
O primeiro single dos Beatles deveria ser "How Do You Do It", mas na última hora o produtor escolheu "Love Me Do" por insistência da banda. "Nós sabíamos que a pressão dos bons artistas de Liverpool não nos permitiria lançar 'How Do You Do It'", disse Paul McCartney

Liverpool comemora aniversário no Cavern Club

No The Cavern, famoso bar subterrâneo onde a banda começou sua caminhada musical, estão programadas uma série de atrações para comemorar meio século da canção que, com apenas dois acordes (Dó e Sol), começou a mudar a história da música popular. 

Neste domingo, a rede BBC homenageará a banda com um documentário intitulado de "Love Me Do: Beatles 62", no qual apresenta um testemunho que narra a trajetória de Brian Epstein, representante do grupo, que comprou milhares de cópias do primeiro single dos Beatles para assegurar que a banda estava entre os primeiros discos mais vendidos.

Meio século após o início da carreira fonográfica, a vida dos Beatles virou a principal atração turística de Liverpool, onde existem diversas lojas com souvenires sobre o grupo, visitas guiadas aos locais que frequentavam e o hotel temático, "Hard Days Night Hotel". 

Canal BBC exibirá documentário em homenagem ao single 

Segundo narra Joe Flannery, parceiro de Epstein na época, o manager comprou 10 mil cópias de seus protegidos, um rumor que circula há anos e que nunca provado. Após oito anos de glórias e sucessos desde "Love Me Do", os Beatles se separaram em 10 de abril de 1970, pouco depois de concluir as gravações do 11° álbum em estúdio, "Abbey Road".