Topo

Músicos argentinos fazem tango para Papa Francisco

Papa Francisco é argentino - Max Rossi/Reuters
Papa Francisco é argentino Imagem: Max Rossi/Reuters

10/06/2013 13h57

Músicos argentinos prestaram uma homenagem ao papa com a gravação de "Um tango para Francisco", composição que se soma à "papamania" desencadeada na Argentina após a escolha do ex-arcebispo de Buenos Aires Jorge Bergoglio como Santo Padre.

"Embora hoje te chames Francisco és Jorge de Flores", escreveu o autor do tango, Enrique Bugatti, em alusão ao bairro de Buenos Aires em que o papa nasceu. Atualmente, como prova da "papamania", o bairro citado se transformou no centro de um tour papal que é organizado na capital argentina.

Bugatti, que compôs o tango pouco depois da nomeação de Bergoglio como pontífice, no último mês de março, faleceu na última semana sem ter escutado sua composição, que foi musicada por Edmundo Rivero e gravada em pela orquestra de José Colángelo, segundo o jornal "Clarín".

Além de mencionar suas origens, o tango lembra a paixão do novo Bispo de Roma pelo ritmo, especialmente em sua juventude, quando costuma dançar ao som de tradicionais tangueiros, como Carlos Gardel, Astor Piazzolla, Ada Falcon, Julio Sosa e Amelita Baltar, os seus favoritos.

Antes do tango, os portenhos prestaram uma homenagem ao primeiro papa argentino com uma exposição, um percurso turístico por seu bairro, várias biografias e múltiplos objetos com seu nome, além de imagens impressas.