Topo

Black Sabbath é grande vencedor de prêmio de rock clássico em Londres

14.nov.2013 - Ozzy Osbourne, Tony Lomi e Geezer Butler, do Black Sabbath, chegam ao Classic Rock Roll of Honour Awards 2013, em Londres - AP
14.nov.2013 - Ozzy Osbourne, Tony Lomi e Geezer Butler, do Black Sabbath, chegam ao Classic Rock Roll of Honour Awards 2013, em Londres Imagem: AP

Da EFE, em Londres

15/11/2013 08h52

A banda de heavy metal Black Sabbath, liderado por Ozzy Osbourne, praticamente monopolizou na noite de quinta-feira (14) os prêmios da revista "Classic Rock", ao levar três dos principais troféus: lenda viva, evento do ano e álbum do ano.

A banda de Birmingham, na Inglaterra --que, após décadas separada, lançou neste ano seu primeiro álbum de estúdio desde 1978-- venceu outros veteranos como Rolling Stones, que ficaram com o prêmio de grupo do ano.

Os prêmios Classic Rock Roll of Honour Awards são concedidos anualmente em Londres desde 2005 pela revista "Classic Rock", a partir de uma seleção de seu júri e dos votos de seus leitores.

O Black Sabbath --fundada em 1968 por Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o bateria Bill Ward-- chegou ao topo das listas de sucessos este ano no Reino Unido e nos Estados Unidos com o álbum "13", o que lhe valeu o reconhecimento de principal evento do ano.

Os Stones se consagraram como melhor banda após terem sido atração principal no festival de Glastonbury e tocar em um megashow no Hyde Park londrino pela primeira vez em 40 anos.

O guitarrista Wilko Johnson, que estreou com o grupo Dr. Feelgood, levou o prêmio por inovação. The Darkness ficou com o de melhor show. O melhor filme-concerto foi para "Celebration Day" do Led Zeppelin. E "Rumours", do Fleetwood Mac, foi eleita a melhor reedição do ano.

O prêmio de melhor banda estreante foi para a The Temperance Movement, enquanto o prêmio para o melhor álbum clássico ficou com "Bluesbreakers" com Eric Clapton, de John Mayall.