Topo

Djavan homenageia Paco de Lucía, o "mais brilhante" instrumentista

O cantor Djavan (esq.) com o músico espanhol Paco de Lucía (dir.), em foto publicada pelo brasileiro em seu Facebook - Reprodução/Facebook/Djavan
O cantor Djavan (esq.) com o músico espanhol Paco de Lucía (dir.), em foto publicada pelo brasileiro em seu Facebook Imagem: Reprodução/Facebook/Djavan

Do Rio de Janeiro

26/02/2014 19h21

O cantor e compositor Djavan homenageou Paco de Lucía, com quem interpretou junto a música Oceano e que morreu nesta terça (25) no México, e afirmou que é o "mais brilhante" instrumentista que conheceu.

"Paco foi o mais brilhante instrumentista que eu conheci. A perfeição e expressividade de sua execução eram inimagináveis mesmo para os grandes violonistas do mundo inteiro. A velocidade que ele imprimia ao tocar trazia uma limpidez incompatível para qualquer outro. Isso sem falar na beleza e originalidade de suas frases, no sentimento de cada nota", publicou Djavan.

O artista brasileiro, que também postou uma foto sua ao lado do mestre espanhol, disse que o violão em suas mãos "se transformava em um instrumento fácil, intuitivo, apesar de toda a complexidade do canto".

"Paco sempre foi muito admirado pela técnica absurda que usava para expressar a delicadeza e a agressividade contidas na música flamenca, o que fez dele um músico inesquecível. Que Deus o ilumine", acrescentou.

A cantora Ana Carolina também lembrou o artista em mensagem no Facebook, em que o chamou de "grande mestre" e, em espanhol, disse "em meu coração viverás".