Topo

Exposição em Londres resgata início da trajetória do Oasis

Divulgação/Site Oficial
Imagem: Divulgação/Site Oficial

Lucía Nieto

Londres, Inglaterra

10/04/2014 16h14

Fotografias inéditas, guitarras originais e inúmeras capas de discos integram uma exposição em Londres sobre os primeiros anos do Oasis, o extinto grupo britânico de pop-rock criado pelos irmãos Gallagher há duas décadas.

Intitulada "Chasing "The Sun": 1993-1997", a mostra ocupará a galeria "London Newcastle Project Space", situada no moderno bairro de Shoreditch, e será aberta ao público na sexta-feira (11), quando se completam 20 anos do lançamento do primeiro single - "Supersonic", que integra o disco estreia da banda, "Definitely Maybe", de 1994.

A mostra, que apresenta uma réplica em tamanho real do mítico quarto amarelo exibida na capa do álbum citado, incluindo as mobílias originais, ficará aberta até o próximo dia 22 de abril.

Criado em 1991 por Liam e Noel Gallagher, junto a Paul "Bonehead" Arthurs e Paul Francis McGuigan "Guigsy", o Oasis é uma das grandes bandas britânicas, com mais de 80 milhões de discos vendidos no mundo todo. No entanto, por conta de desentendimentos entre os irmãos Gallagher, o grupo se separou em 2009.

O Oasis, que lançou sete álbuns de estúdio e um ao vivo, anunciou recentemente o lançamento de uma edição especial remasterizada do álbum estreia, "Definitely Maybe", a qual deverá chegar às lojas no dia 19 de maio.

O britânico Brian Cannon, que assinou a capa de "Definitely Maybe" e dos álbuns "(What's The Story) Morning Glory?", 1995, e "Be Here Now" 1997, assinalou hoje à Agência Efe que a mostra oferece "uma maravilhosa oportunidade de olhar para trás".

"Há muitas coisas que não tinha visto antes. É muito interessante quando você é fã de uma banda e pode ver suas imagens ao redor do mundo, ainda mais aquelas que nunca tinham visto antes", acrescentou Cannon.

Além de imagens, aparecem também as guitarras originais de Noel Gallagher, o mais velhos dos irmãos, como uma "Gibson Les Paul" ou uma "Epiphone Riviera", ambas utilizadas durante as turnês de "Definitely Maybe" e de "Morning Glory".

Como diferencial, a exposição, organizada pelo fotógrafo londrino Lawrence Watson, se centra nos quatro primeiros anos da banda, que se separou em 2009, após a saída de Noel Gallagher, embora tenha objetos relacionados aos 20 anos de história do quarteto.