Topo

Plácido Domingo volta a encantar o público carioca 20 anos depois

África Albalá Soria

12/07/2014 08h26

O tenor espanhol Plácido Domingo retornou nesta sexta-feira (11) ao Rio de Janeiro e, faltando dois dias para a final da Copa do Mundo, arrancou de novo os aplausos do público com a interpretação de um repertório variado e seleto, após 20 anos de ausência dos palcos cariocas.

A data e a cidade para sua nova apresentação no Brasil não foram escolhidas por acaso, já que o cantor é apaixonado pelo futebol. Domingo quis vincular novamente sua arte com a Copa do Mundo e, por isso, escolheu a cidade na qual Argentina e Alemanha disputarão o título no próximo domingo (13) no Maracanã.

Em uma homenagem ao país que voltou a acolhê-lo com grande público após tanto tempo, o tenor não quis brilhar sozinho e se cercou de alguns talentos locais, como a cantora Paula Fernandes, a Orquestra Sinfônica Brasileira e o Coral Ópera Brasil, para oferecer um excelente espetáculo para as pessoas que compareceram à HSBC Arena no Rio.

Também acompanhado como em outras ocasiões pela soprano porto-riquenha Ana María Martínez e pelo maestro americano Eugene Kohn, o espanhol conquistou o público com uma combinação de ópera, música espanhola, comédia musical americana, opereta e canções típicas brasileiras.

Além disso, contou com a participação do pianista chinês Lang Lang que, com excelentes interpretações, foi aplaudido de pé pelos presentes.

De Rachmaninov até a música brasileira, sem se esquecer do folk oriental, o asiático era aplaudido a cada nota que soava de seu piano.

Plácido Domingo e Ana María Martínez presentearam o público esbanjando a qualidade de um dueto espetacular, cheio de força e elegância, emocionando os presentes em alguns dos momentos mais espetaculares da noite.

Em uma exibição de gala, o espanhol revisitou os musicais mais emblemáticos da Broadway, que executou de forma impecável e que os presentes recompensaram com aplausos.

Sem se deixar intimidar pelo desafio de interpretar composições brasileiras diante do público carioca, o tenor desempenhou seu papel de forma sublime.

E, em uma noite dedicada ao futebol, não quis fechar sua apresentação sem fazer referência ao Mundial: "Depois de tanto futebol, também temos música".

Não faltou em seu repertório sua versão particular da famosa "Garota de Ipanema", que cantou em companhia de Paula Fernandes.

Para o final, o espanhol guardou um ás na manga com uma grandiosa interpretação de "Cidade Maravilhosa", em homenagem ao Rio.

A apresentação no Rio permitiu ao tenor manter a tradição que o vincula com a Copa do Mundo desde 1990, na Itália.

Esta é a quinta vez que o cantor oferece um concerto no contexto de um Mundial, após iniciar esse costume em Roma, onde cantou com José Carreras e Luciano Pavarotti.

O tenor já tinha conquistado o público nos Estados Unidos em 1994, na França em 1998, na Coreia e no Japão em 2002 e na Alemanha em 2006, e não queria perder a oportunidade de voltar a fazer o mesmo no Rio de Janeiro.