Topo

Mulher de Bach escreveu parte de algumas de suas obras, diz documentário

O compositor alemão Johann Sebastian Bach - Reprodução
O compositor alemão Johann Sebastian Bach Imagem: Reprodução

De Londres

27/10/2014 16h23

Um documentário que estreia na semana que vem no Reino Unido afirma que a segunda mulher do compositor Johann Sebastian Bach, Anna Madgalena, escreveu parte de algumas das melhores obras do músico, publicou nesta segunda-feira (27) o tabloide britânico "Daily Mail".

O filme, intitulado "Written by Mrs. Bach", é baseado em um estudo escrito em 2011 pelo professor Martin Jarvis, da Universidade Charles Darwin, na Austrália.

No documentário, o professor detalha as análises da tinta e do estilo de escrita que foram aplicadas na pesquisa, que chegou à conclusão que o envolvimento de Anna Magdalena no trabalho e nas composições de Bach foi superior ao que se estimava até agora.

Jarvis assinala que Anna Magdalena escreveu a ária de "Variações Goldberg" e o primeiro prelúdio de "O Clavicórdio Bem Temperado: Livro 1".

Além disso, a pesquisa refuta o fato de que Anna Magdalena se limitou a transcrever as obras do último período de Bach, já que mediante uma análise da letra é possível perceber que a escrita carece da "calma" e do "peso" de um mero ditado ou cópia.

Essa seria a evidência de que Anna Magdalena foi a principal compositora de algumas das obras mais famosas de Bach.

Anna Magdalena, soprano alemã, se casou com Bach em 1721.