Topo

Lollapalooza se afasta de Woodstock e tenta desbancar Rock in Rio

Alba Gil

27/03/2015 20h38

A quarta edição do Lollapalooza no Brasil, neste sábado e domingo em São Paulo, tem Robert Plant, Jack White, Smashing Pumpkins e Calvin Harris como principais atrações, presentes também nas edições do festival realizadas no Chile e na Argentina.

O Lollapalooza chega a São Paulo pela quarta vez, para tentar desbancar o Rock in Rio e arrebatar o título de maior festival de rock do país. O evento, que no ano passado reuniu mais de 150 mil pessoas, recebe mais de 40 bandas no Autódromo de Interlagos.

Ex-vocalista do Led Zeppelin e membro do Rock and Roll Hall of Fame, Robert Plant é um dos maiores destaques desta edição. Plant, que está em turnê pela América Latina, toca no sábado, logo antes de Jack White, que estará presente sem a outra metade da sua antiga banda, White Stripes.

Quem sabe os dois músicos resolvem repetir o encontro histórico que protagonizaram na edição do Lollapalooza da Argentina, onde dividiram o palco para tocar "The Lemon Song", um clássico do Led Zeppelin?

Confira as bandas desconhecidas que podem surpreender no Lollapalooza

O show de encerramento do festival será da aclamada banda "Smashing Pumpkins", que apresenta seu novo álbum: "Monuments to an elegy", lançado em dezembro de 2014. A banda de Billy Corgan dividirá o horário com Pharrell Williams, que toca em outro palco, e recentemente condenado a pagar R$ 22 milhões por plágio da música de Marvin Gaye, "Got to Give It Up", no recente sucesso "Blurred Eyes".

Por mais que o rock domine a cena do festival de música, o eletrônico também tem espaço com Calvin Harris.

Há meses dominando as pistas do mundo inteiro com o sucesso "Blame", o DJ mais caro do mundo, que alcançou a fama em 2007 com o álbum "I Created Disco", promete abalar o Lollapaloza, que a cada ano está mais distante do espírito Woodstock.

Esse distanciamento pode ser comprovado com, por exemplo, o Dubstep de Skrillex, uma das atrações mais esperadas para o festival. John Moore - seu nome verdadeiro - popularizou o gênero, antes considerado obscuro e barulhento, com uma mistura de "brostep" e eletro house.

As bandas britânicas The Kooks, Bastille, Kasabian e Alt J, assim como as americanas Interpol e Foster The People, garantirão que o nostálgico indie rock também tenha seu momento no Lollapalooza. Essas bandas hipnotizaram o público nas edições argentina e chilena do festival.

A cantora Pitty também se apresentará nos palcos do festival, cuja organização não hesitou em incentivar bandas nacionais menos expressivas, como a carioca Baleia e a paulistana O Terno, que subirão no palco a partir do meio-dia.

O rock cantado em espanhol estará presente com a banda mexicana Molotov, de Tito Fuentes (voz, guitarra), Micky Huidobro (baixo, voz), Paco Ayala (baixo, voz) e Randy Ebright (bateria, voz). O grupo completa 20 anos de formação neste ano.

Concebido nos Estados Unidos em 1991 e batizado com um nome que evoca "algo incomum e extraordinário", o Lollapalooza quer este ano promover uma autêntica mistura geracional, com novas e velhas estrelas do rock alternativo.