Topo

Com novo álbum, Blur volta ao mainstream após 12 anos

Capa de "The Magic Whip", novo álbum do Blur - Divulgação
Capa de "The Magic Whip", novo álbum do Blur Imagem: Divulgação

De Londres

01/04/2015 19h39

A banda britânica de britpop Blur lançará um novo álbum no dia 27 de abril, "The Magic Whip", trabalho que contará com o retorno do quarteto ao estúdio de gravação pela primeira vez em 16 anos, após a volta do guitarrista Graham Coxon.

"The Magic Whip" tem o selo de qualidade Blur, mas conta com um estilo diferente, mais pop em alguns momentos. O álbum começou a ser produzido em maio de 2013, em Hong Kong, onde os integrantes passaram alguns dias após o cancelamento inesperado de um festival no Japão, no qual a banda se apresentaria.

Com o imprevisto, o grupo aproveitou cinco dias da estadia em Hong Kong para fazer sessões de improvisação. Depois, conversaram com o produtor Stephen Street para saber se haveria material para um novo trabalho e começaram a compor as músicas.

O fato de o álbum ter surgido a partir da estadia em Hong Kong explica algumas das características que podem ser vistas em "The Magic Whip" e que o diferenciam dos anteriores.

Para entender "The Magic Whip" é preciso lembrar das últimas experiências de Blur na Ásia e voltar aos acontecimentos posteriores a maio de 2013, que ocorreram predominantemente no continente asiático.

Grande parte da inspiração para compor algumas das letras vem das recentes manifestações estudantis ocorridas em Hong Kong, que começaram em outubro do ano passado, e de suas experiências em uma viagem à Coreia do Norte.

"The Magic Whip" é o primeiro álbum feito pelo quarteto após 16 anos, já que o trabalho anterior, "Think Tank" (2003), não contou com a participação do guitarrista Graham Coxon por desavenças com o restante dos companheiros.

A banda, formada em 1989 no Reino Unido, não se apresentou com todos os integrantes até 2008, quando retomaram o projeto iniciado no início dos anos 90.

No dia 20 de junho, Blur se apresentará no festival "British Summer Time", em Hyde Park (Londres), onde também estarão artistas como Taylor Swift, Kylie Minogue e The Who. A banda também estará no The Isle of Wight Festival, no dia 13 de junho.

O vocalista Damon Albarn, o guitarrista Graham Coxon, o baixista Alex James e o baterista Dave Rowntree darão que falar com novas faixas como "Lonesome Street", "New World Towers" e "Pyongyang" nos próximos meses.