Topo

Irmão de ditador norte-coreano é visto em show de Eric Clapton em Londres

De Tóquio

22/05/2015 10h01

O norte-coreano Kim Jong-chol, irmão do ditador Kim Jong-un, foi flagrado por câmeras de TV na quarta-feira (20) em Londres, quando assistia a um show do cantor e guitarrista britânico Eric Clapton, informaram nesta sexta-feira (22) meios de comunicação japoneses e sul-coreanos.

Jong-chol, 34 anos – 12 anos mais velho que Jong-un –, aparece desta vez em imagens gravadas no Albert Hall, conhecida casa de espetáculos de Londres. A gravação foi divulgada pela emissora japonesa "TBS", que garantiu ter confirmado que se trata do irmão do ditador norte-coreano. Jong-chol é o primeiro filho de Kim Jong-il com sua terceira esposa, Ko Young-hee (ou Ko Young-hui).

Na gravação, Jong-chol pode ser visto com uma jaqueta de couro e óculos escuros, acompanhado de uma mulher e vários seguranças, que tentaram impedir que fossem feitas imagens de sua chegada à casa de shows. Posteriormente, o irmão do ditador norte-coreano aparece aplaudindo entusiasmado durante a apresentação de Clapton, no que seria sua primeira aparição em público desde que Jong-un assumiu o poder do fechado regime de Pyongyang, em dezembro de 2011.

Jong-chol se hospedou em um luxuoso hotel londrino e deve retornar nesta sexta-feira à Coreia do Norte, por Moscou e Pequim, disseram fontes do estabelecimento britânico à agência sul-coreana "Yonhap".

Em 2006 e 2011, Jong-chol já havia sido visto em outras apresentações de Clapton na Alemanha e em Cingapura. Em 2008, o norte-coreano convidou o cantor britânico para se apresentar em Pyongyang, mas o projeto não foi em frente, de acordo com a imprensa sul-coreana.

O irmão do ditador norte-coreano é conhecido por sua admiração por elementos da cultura ocidental: é um grande fã do basquete da NBA e da música pop. De acordo com analistas sul-coreanos, ele foi descartado por Kim Jong-il para sua sucessão por ser considerado muito "afeminado".

Já o primogênito do ex-ditador, Kim Jong-nam, 44 anos, caiu em desgraça em 2001 após tentar entrar no Japão com um passaporte falso, supostamente com a intenção de visitar a Disney de Tóquio. Jong-nam é filho de Jong-il com outra mulher, Song Hye-rim. Ao todo, o patriarca se casou quatro vezes e teve seis filhos.