Topo

Piano usado por Lennon horas antes de morrer ficará exposto em Liverpool

Último piano usado por John Lennon, que ficará exposto em Liverpool - Reprodução
Último piano usado por John Lennon, que ficará exposto em Liverpool Imagem: Reprodução

Liverpool (Reino Unido)

28/08/2015 18h27

O último piano usado por John Lennon ficará em exposição no museu Beatles Story, que abriga diversos itens de memorabilia dos Fab Four em Liverpool, cidade natal do grupo, no nordeste da Inglaterra.

O piano, usado pelo fundador dos Beatles poucas horas antes de seu assassinato, em Nova York, em 1980, teve um importante papel na última fase da carreira de Lennon.

Foi com esse instrumento que o lendário músico compôs os hits "Fame", com David Bowie, e "Whatever Gets You Thru the Night", em parceria com Elton John. O piano também foi utilizado nos álbuns "Walls and Bridges" e "Double Fantasy".

O antigo líder dos Beatles tinha tanto fascínio pelo instrumento que ele ficou conhecido no cenário musical de Nova York como "O piano do Lennon", pela insistência do músico de levá-lo a todos os estúdios no qual trabalhava.

"Liverpool é o lar de John, e um dos instrumentos mais preciosos para ele está voltando para sua casa depois depois de muitos anos nos Estados Unidos. Apesar de ele não estar aqui pessoalmente para testemunhar isso, seu legado se mantém vivo em todo o mundo", afirmou Julia Baird, irmã de Lennon.

A chegada do piano a Liverpool coincide com a realização da edição deste ano do International Beatleweek, o festival que reúne grupos de tributo de mais de 20 países na cidade Natal dos Beatles.

O Brasil está sendo representado por sete bandas na atual semana beatle: Yesterdays (MG), 3 Of Us (MG), Clube Big Beatles (ES), The Calangles Rock Band (RJ), Blue Beetles (RJ), BGirls (SP), e a banda Starclubbers, que tem integrantes espalhados por Inglaterra, Holanda, Alemanha e o Brasil.

Somente a anfitriã Inglaterra tem mais artistas no festival, que acontece até a próxima terça-feira e deve reunir fãs de 70 países em Liverpool.