Topo

Apartamento em que Jimi Hendrix viveu em Londres virará museu permanente

À esquerda, fachada do apartamento onde Jimi Hendrix viveu em Londres - Handel House/Reprodução
À esquerda, fachada do apartamento onde Jimi Hendrix viveu em Londres Imagem: Handel House/Reprodução

Londres (Reino Unido)

27/10/2015 16h06

O apartamento onde o guitarrista americano Jimi Hendrix viveu em Londres entre 1968 e 1969 abrirá ao público como museu em fevereiro, anunciaram nesta terça-feira (27) os proprietários do imóvel, no número 25 da Brook Street.

Hendrix ocupou até pouco antes de sua morte, em 1970, o último apartamento de um edifício histórico do bairro londrino de Mayfair, na chamada Handel House, onde o compositor Georg Friedrich Handel viveu durante 36 anos em meados de século 18.

Ano passado começaram os trabalhos de restauração da antiga casa do guitarrista, uma reforma que custou 2,4 milhões de libras (cerca de R$ 12 milhões) e que deixará os ambientes onde Hendrix viveu com o mesmo aspecto que tinham em 1969.

"É difícil encontrar outro edifício no mundo com uma concentração maior de gênios musicais", afirmou Alistair Starnack, presidente da fundação Handel House.

Jimi Hendrix no flat em que vivia em Londres, com a namorada Kathy Etchingham  - Barrie Wentzell/Reprodução - Barrie Wentzell/Reprodução
Jimi Hendrix no flat em que viveu em Londres
Imagem: Barrie Wentzell/Reprodução


"Esperamos que abrir o apartamento de Jimi Hendrix ao público sirva para que as pessoas possam se aprofundar na vida e na obra de uma figura cujo legado foi amplamente estudado desde sua morte", explicou Starnack, que antecipou que as entradas para visitar a casa estarão à venda a partir de 2 de novembro.

No espaço que até pouco mais de um ano estava ocupado pelos escritórios da fundação Handel House, poderão ser vistos a partir de 10 de fevereiro objetos originais de Hendrix, como uma guitarra acústica Epihpone, com a qual o músico elaborou sua conhecida versão da música "All Along the Watchtower", composta por Bob Dylan.

O guitarrista americano alugou em julho de 1968 o apartamento por 30 libras por semana, depois de sua namorada, Kathy Etchingham, vê-lo em um anúncio de jornal.