Topo

Local onde Jimi Hendrix e George Händel viveram em Londres abre ao público

Kathy Etchingham, que namorou com Jimi Hendrix, no quarto do apartamento em que ela viveu com o guitarrista na Brook Street, em Mayfair, bairro de Londres, entre 1968 e 1969 - Andy Rain/EFE
Kathy Etchingham, que namorou com Jimi Hendrix, no quarto do apartamento em que ela viveu com o guitarrista na Brook Street, em Mayfair, bairro de Londres, entre 1968 e 1969 Imagem: Andy Rain/EFE

De Londres (Inglaterra)

12/02/2016 08h27

Os dois edifícios vizinhos onde viveram e trabalharam, com 240 anos de diferença, o compositor alemão George Friedrich Händel e o músico americano Jimi Hendrix, em Londres, abriram suas portas pela primeira vez ao público nesta semana.

No interior das antigas casas foi instalada a Händel&Hendrix, uma exposição que percorre as vidas privadas destes artistas da música clássica e do rock através da recriação de alguns dos quartos onde viveram, assim como documentos históricos, música e vídeos.

Apenas um muro separa as duas casas, localizadas nos números 23 e 25 da Brook Street, no bairro de Mayfair.

Este projeto reconstruiu detalhadamente o apartamento em que Hendrix (1942-1970) viveu no ano de 1969. O guitarrista encontrou esta residência, no último andar do número 23 da Brook Street, em um anúncio de jornal, e pagava 30 libras por semana pelo aluguel.

Onde era a sala o visitante pode ver fotos, recortes de jornais, vídeos e entrevistas do próprio Hendrix e de outros artistas sobre ele, que mostram um pouco como era a vida doméstica do músico.

O roqueiro convidava com frequência outros artistas à sua casa, organizava encontros com jornalistas e fotógrafos e realizava muitas festas, às quais costumava comparecer George Harrison. Também podem se ouvir trechos de sessões de estúdio de 1969.
 

8.fev.2016 - Coleção de discos que pertenciam a Jimi Hendrix exposta no apartamento onde ele morou em Londres entre 1968 e 1969. O local foi aberto ao público para visitação. - Matt Dunham/AP - Matt Dunham/AP
Coleção de discos que pertenciam a Hendrix
Imagem: Matt Dunham/AP

Em outra sala estão expostos em uma parede parte da coleção de discos que o artista acumulou, que mostra "quem era Hendrix como músico", destacou o produtor fonográfico Rob Dickins.

Uma coleção de uma centena de discos, entre os que se destacam álbuns de Bob Dylan e gêneros como blues, jazz e música clássica, com Händel entre seus favoritos, explicou Dickins.


A guitarra acústica Epiphone FT79, que o cantor comprou de segunda mão por US$ 25 em Nova York e com a qual tocou canções como sua versão de "All Along the Watchower" de Dylan, também está em exibição.

Recriado a partir de fotografias e gravações, assim como pelas descrições de repórteres e da ex-companheira do músico, Kathy Etchingham, o quarto de Hendrix tem réplicas detalhadamente reconstruídas e peças análogas da década de 60.

Destacam-se o espelho ovalado pendurado sobre a chaminé e que fazia parte da mobília da casa, assim como o xale vitoriano favorito do cantor pendurado no teto, criando uma espécie de cobertura sobre a cama.

8.fev.2016 - Réplica da guitarra de Jimi Hendrix no quarto da casa onde o músico e a sua namorada, Kathy Etchingham, viveram em Londres entre 1968 e 1969 - Peter Nicholls/Reuters - Peter Nicholls/Reuters
Réplica da guitarra de Jimi Hendrix no apartamento de Londres aberto para visitação
Imagem: Peter Nicholls/Reuters

Do outro lado da parede, no segundo andar do número 25 da mesma rua, a casa do compositor barroco Händel (1685-1759) era um elegante apartamento georgiano onde o músico viveu e trabalhou em seus últimos 36 anos de vida.

O compositor alemão George Friedrich Händel - Divulgação - Divulgação
O compositor alemão George Händel
Imagem: Divulgação

O local estava perfeitamente montado para as necessidades do compositor, perto das comunidades artísticas que se concentravam em Soho e Covent Garden, e também do palácio de Saint James, onde desenvolvia seu trabalho oficial.

Foi nesse longo período que Händel escreveu muitos de seus trabalhos mais importantes, incluído o "Messias", realizou seus ensaios e suas primeiras atuações, e morreu em 1759.

A reprodução do lar do compositor, que tinha um hall, um quarto, uma ambiente para compor e várias salas de exposição, tem quadros, gravuras e móveis da época, além de partituras, reproduções de sua música, ilustrações e pianos.

Entre os instrumentos de corda, se destaca o cravo duplo manual, muito utilizado na época barroca, e datado em 1754.

A diretora da mostra, Michelle Aland, antecipou que o centro organizará diferentes programas, concertos e atividades para crianças nos diferentes espaços dos imóveis.

"Hendrix achou uma vez que tinha visto o fantasma de Händel em um de seus espelhos e pensava que o espírito da música estava na casa, portanto nós queremos celebrar esse espírito da música", comentou Aland.