Topo

Erika Ender, coautora de "Despacito", rejeita versão lançada por Maduro

A cantora e compositora Erika Ender, do hit "Despacito" - Arnulfo Franco/AP
A cantora e compositora Erika Ender, do hit "Despacito" Imagem: Arnulfo Franco/AP

Cidade do Panamá (Panamá)

24/07/2017 15h34

Erika Ender, a compositora panamenha que escreveu "Despacito" junto de Luis Fonsi, rejeitou nesta segunda (24) a versão feita pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para convocar os eleitores a votarem na Assembleia Constituinte do próximo domingo.

"Ver que uma canção, da qual tenho coautoria, está sendo utilizada sem permissão para publicitar campanhas vinculadas a um regime que causa descontentamento e sofrimento a um país, longe de me alegrar, me indigna e NÃO APROVO sua utilização", disse a artista em uma mensagem publicada nas redes sociais.

Ender, de 42 anos e considerada uma das mulheres mais influentes no mundo da música latina, disse que a Venezuela é um país que ela "ama", que lhe deu "verdadeiros irmãos de coração" e que está cheio de "gente guerreira, gente com vontade, gente boa, que não deixa de lutar pela liberdade de direitos e de expressão".

"Não posso ver tanta dor em pessoas de que gosto tanto", concluiu a artista panamenha, responsável por umas das canções mais bem-sucedidas da história.

Os meios de comunicação divulgaram imagens do programa dominical do presidente venezuelano, no qual foi apresentada a versão da canção para promover a Constituinte, no meio de uma crise generalizada e de protestos nas ruas que deixaram mais de 100 mortos desde abril.

No próximo dia 30 de julho, os venezuelanos estão convocados às urnas para escolher os mais de 500 integrantes da Assembleia Nacional Constituinte, que redigirão uma nova Constituição e terão faculdades para reordenar o Estado sem que ninguém possa se opor.

A oposição venezuelana, que se negou a participar da Constituinte, promoveu para esta mesma semana uma série de atividades para tentar impedir sua realização.