Topo

Documentário mostra segredos que fizeram do Pearl Jam um dos sobreviventes do grunge

TAÍS TOTI

Colaboração para o UOL

13/09/2011 17h22

Das bandas nascidas em Seattle no final da década de 1980 poucas resistiram ao auge do grunge dos anos 1990. O Nirvana teve seu fim com a trágica morte de Kurt Cobain, Soundgarden, Stone Temple Pilots e Alice in Chains passaram por longos hiatos e o Mudhoney não chegou de fato ao mainstream. O Pearl Jam, porém, se mostra como exceção à regra, e Cameron Crowe mostra os motivos que diferenciaram a banda em “Pearl Jam Twenty”, documentário que será exibido nos cinemas brasileiros no dia 20 de setembro.

O bom relacionamento entre os integrantes e a decisão de tomar o controle da própria carreira mantiveram a banda nos trilhos. Mas são os fãs, como ressalta Crowe, que fazem do Pearl Jam o que ele é. Por “acreditarem na banda quando nem eles mesmos acreditam”, eles mantêm o quinteto de Seattle como um dos grandes nomes do rock mesmo quando a criatividade, o vigor e os pulos de Eddie Vedder não são mais os mesmos de 20 anos atrás.

Os conhecedores da banda ainda podem se deliciar com gravações da primeira demo da banda e imagens inéditas de um Pearl Jam bêbado que mal se esforça para tocar em uma festa promovida pela MTV para o lançamento de “Singles”, filme em que atuaram e gravaram uma música da trilha.

O diretor de “Singles” e “Quase Famosos” resgata a história do grupo de maneira reverencial e leve, sem grandes revelações. A trajetória é contada cronologicamente, da morte de Andrew Wood, vocalista do Mother Love Bone, banda que deu origem ao Pearl Jam, à briga com a Ticketmaster, passando pela tragédia no festival dinamarquês Roskilde em 2000, quando nove pessoas morreram durante um show. Fatos menos marcantes são resumidos de forma inteligente por Crowe, como a divertida história da troca de bateristas ou a rixa entre Eddie Vedder e Kurt Cobain, esclarecida com uma inesperada imagem de empolgados abraços.

Trailer de "Pearl Jam Twenty"

Junto com o “documento de amor à música” de Cameron Crowe será lançado em 20 de setembro a trilha sonora de “Pearl Jam Twenty”, que já pode ser ouvida por streaming no site da revista norte-americana “Rolling Stone”.

As comemorações de 20 anos de banda também incluem o livro escrito por Jonathan Cohen e Mark Wilkerson, com uma introdução de Cameron Crowe e entrevistas com os membros do grupo, assim como participações de Bruce Springsteen, Neil Young e Dave Grohl.

O Pearl Jam traz a turnê de aniversário ao Brasil em novembro, com apresentações em São Paulo (Estádio do Morumbi) nos dias 3 e 4, no Rio de Janeiro (Apoteose) em 6 de novembro, em Curitiba (Estádio Paraná Clube) no dia 9 e em Porto Alegre (Estádio Zequinha) no dia 11.


"PEARL JAM TWENTY"

Quando:
20/11
Onde: Salas, preços e ingressos em www.pearljam.mobz.me