Topo

James Blunt investe nas guitarras no início de sua turnê brasileira em Porto Alegre

James Blunt durante show no Teatro do Sesi, em Porto Alegre (16/01/2012) - Michael Paz/Divulgação
James Blunt durante show no Teatro do Sesi, em Porto Alegre (16/01/2012) Imagem: Michael Paz/Divulgação

Alexandre Santi

Do UOL, em Porto Alegre

17/01/2012 07h49

A turnê brasileira do inglês James Blunt tem tudo para ser um deleite para os fãs mais apaixonados pelo cantor, que se apresentou em Porto Alegre na noite desta segunda-feira (16), no primeiro show do giro de cinco datas pelo Brasil. Em 19 músicas, o compositor e galã de 37 anos foi carinhoso com o público e incluiu todos os sucessos dos seus três discos no repertório de 1h20 de duração.
 
Os hits que embalam os romances das novelas --Blunt se tornou um especialista no gênero-- foram os destaques da apresentação no Teatro do Sesi, que teve seus 1.700 lugares praticamente esgotados para receber pela segunda vez na cidade (a primeira foi em 2009) o autor de "You're Beautiful", balada de 2004 que se tornou umas das canções mais tocadas na década em todo o mundo.
 
Para os fãs, no entanto, o ponto alto foi a proximidade de Blunt com a plateia. Se algum dia ostentou alguma fleuma britânica, o inglês a deixou na terra natal. Ele abriu o show com 15 minutos de atraso e entrou no teatro pelos fundos da plateia, surpreendendo a todos que já observavam os primeiros movimentos dos músicos da banda no palco. Blunt parecia confortável no passeio pelos corredores da casa, cumprimentando fãs e permitindo o contato do público.
 
  • Divulgação

    James Blunt durante show em Porto Alegre

Assim como em Santiago, no Chile, e em Buenos Aires, na Argentina, o inglês abriu o show com "So Far Gone", canção do último disco, "Some Kind of Trouble". Do início ao fim, Blunt repetiu o repertório das duas primeiras paradas na América Latina --um expediente que tem se tornado padrão nos show internacionais. Sem surpresas, o músico apostou num setlist que contemplasse os três discos da carreira: foram sete canções do primeiro álbum, "Back to Bedlam", quatro do segundo, "All The Lost Souls", e oito do último trabalho.
 
A única novidade surgiu para quem parou de acompanhar Blunt em "You're Beautiful", canção do primeiro disco. De 2004 para cá, o inglês deixou o violão um pouco de lado e investiu mais na guitarra. As duas primeiras músicas do show mostraram essa faceta mais roqueira do cantor. A partir da terceira canção, "Billy", uma das favoritas do público porto-alegrense, Blunt voltou ao ritmo baladeiro que o consagrou.
 
No teatro, a alternância entre as músicas agitadas e lentas funcionou, mas os momentos românticos ficaram cansativos para quem estava de pé --havia ingressos para assentos também. Para quebrar o gelo, Blunt arranhou um pouco de português. "Hey, olá Porto Alegre. Boa noite. Obrigado!", disse antes de "Carry You Home", balada que é um dos pontos altos da sessão calminha.
 
Em "I'll Take Everything", Blunt foi ao piano e lembrou Chris Martin, do Coldplay, tanto na canção quanto na perfomance, cantando e tocando de pé em frente ao teclado. O inglês ainda se revelou num momento mais corajoso sozinho ao piano, sem qualquer apoio da banda, na canção "Goodbye My Lover". Os fãs que estavam próximos ao palco puderam registrar o momento intimista a menos de um metro do cantor, além de cantar com o astro como se estivessem na sala da casa dos Blunt.
 
No palco de Porto Alegre não havia telão nem efeitos sofisticados. A grande atração foi mesmo Blunt --o inglês, inclusive, não fez nenhum
cover: é autor ou co-autor de todas as canções. Os cinco músicos de apoio sequer foram apresentados antes do final do show e não ganharam espaço nos holofotes ou espaço para solos elaborados.
 
Na parte final, o inglês voltou à guitarra e aos temas mais dançantes, mas não deixou de ser um compositor romântico. Se apromixou do público em "Be Your Man" e quase ganhou um beijo na boca de uma fã mais exaltada que teve de ser afastada com a ajuda de um segurança. Após "Superstar", feita para uma pista de dança dos anos 80, Blunt sacou o grande hit: "You're Beautiful". "Porto Alegre, como vocês estão? Essa música é para vocês", anunciou em inglês antes dos primeiros acordes da canção que lhe fez famoso no mundo.
 
Os paulistas são os próximos a receber Blunt, que toca no Credicard Hall no dia 18. Depois, o inglês segue para o Rio de Janeiro (Citibank Hall, no dia 20), Belo Horizonte (Chevrolet Hall, no dia 22) e Salvador no dia 25, quando será uma das atrações do Festival de Verão.
 
Veja o que James Blunt tocou em Porto Alegre:
 
"So Far Gone"
"Dangerous"
"Billy"
"Wisemen"
"Carry You Home"
"These Are The Words"
"I'll Take Everything"
"Out Of My Mind"
"Goodbye My Lover"
"High"
"Same Mistake"
"If Time Is All I Have"
"Turn Me On"
"Superstar"
"You're Beautiful"
"So Long, Jimmy"
"I'll Be Your Man"
 
bis
"Stay The Night"
"1973"