Topo

Restrições de volume e horário em Londres "flopam" um dos maiores shows de Madonna

À luz do dia, Madonna se apresenta no Hyde Park, em Londres (17/7/12) - Suzanne Plunkett/Reuters
À luz do dia, Madonna se apresenta no Hyde Park, em Londres (17/7/12) Imagem: Suzanne Plunkett/Reuters

James Cimino

Do UOL, em Londres

18/07/2012 11h57

A expectativa para a apresentação da turnê "MDNA" de Madonna no Hyde Park, um dos principais cartões postais de Londres, foi transformada na última terça-feira (17) em frustração para os fãs. Com restrições de volume e horário rígidos, o show acabou decepcionante para os 55 mil presentes no local.

  • AP

    Projeções foram prejudicadas devido ao horário imposto ao show no Hyde Park, em Londres

A apresentação começou cedo para os padrões do verão do hemisfério norte, onde só anoitece mesmo depois de 21h30. Assim, as projeções dos imensos telões no número de abertura, que dão a sensação de se estar em uma catedral gótica, perderam o impacto com a incidência do sol.  

Segundo determinação da administração local, o show teria de terminar exatamente às 22h30, caso contrário Madonna seria punida com igual rigor aplicado no sábado (14) a Bruce Springsteen durante um dueto com o ex-Beatle Paul McCartney. Às 22h30, as duas lendas do rock foram desplugadas perante uma plateia atônita.

Toda essa conjuntura fez com que a produção do show de Madonna, que teve abertura do DJ Martin Solveig e da banda LMFAO, colocasse o volume em um patamar de audição que dava a impressão de que a cantora havia conectado todo seu equipamento a um telefone celular.

A plateia dispersa na imensidão do parque e diante de um repertório que oscilou entre grandes hits --como "Open Your Heart", "Express Yourself", "Vogue" e "Like a Prayer"--, releituras estranhas --como "Hung Up"--, além de canções pouco conhecidas e totalmente dispensáveis como "Revolver", "I Don't Give A" e "Candy Shop" também contribuíram para o insucesso do show.  

Mesmo com seus vocais incrivelmente limpos de playback, era visível a frieza da cantora durante a performance. Com a chuva, Madonna parecia mais presa ainda. Na falta de entusiasmo, a rainha do pop limitou-se a ser profissional.

Apesar de todos os fatores negativos, o show foi salvo no último bloco. Quando finalmente havia anoitecido, Madonna retomou o vigor e, consequentemente, as rédeas da plateia. Engatou duas ótimas faixas de seu novo álbum ("I'm Addicted" e "I'm a Sinner") a uma apresentação imbatível de seu maior hit "Like a Prayer", fechando o show com a dançante "Celebration" exatamente às 22h25.