Topo

"Não quero fazer inimigos. Quero promover a tolerância", diz Madonna em Paris

Madonna dança com bailarino durante pocket show em Paris (26/07/2012) - Reprodução YouTube
Madonna dança com bailarino durante pocket show em Paris (26/07/2012) Imagem: Reprodução YouTube

Do UOL, em São Paulo

26/07/2012 19h40

A polêmica imagem da suástica em um vídeo no show de Madonna voltou a ser assunto nesta quinta-feira (26), durante um pocket show da cantora em Paris. A apresentação de 50 minutos aconteceu nesta noite no Olympia, que tem capacidade para cerca de 3.000 pessoas, e foi transmitida pelo YouTube. O perfil da cantora no site continua reprisando o show.


No clipe de "Nobody Knows Me", exibido nos telões de sua turnê "MDNA" pelo mundo todo, a líder ultradireitista francesa Marine Le Pen aparece com o símbolo nazista no rosto. "Eu sei que Marine está furiosa comigo, mas eu não quero fazer inimigos. Quero promover a tolerância", garantiu a rainha do pop no palco. A imagem despertou a ira de integrantes do partido ultraconservador Frente Nacional (FN), que ameaçaram processar a cantora pelo "comportamento infame".

Antes de cantar "Masterpiece", uma música "sobre amor e desapontamento", segundo ela, Madonna fez um discurso de paz no palco. Entre frases como "O que acontece quando as pessoas sentem medo? Elas se tornam intolerantes" e "O inimigo não está lá fora. O inimigo está dentro [de nós]", Madonna concluiu: "A próxima vez que você apontar o dedo para alguém e culpá-la pelos problemas na sua vida, traga seu dedo de volta para você. Se você ver um problema, não reclame, corrija-o".

O show em Paris começou com uma colagem de vários clipes da carreira de Madonna. Ela entrou em cena com o single "Turn Up The Radio", do mais recente álbum, "MDNA". Madonna levou ao palco uma versão de "Je T'Aime Moi Non Plus", clássico de Serge Gainsbourg (62), que não faz parte da turnê. Lá, Madonna incluiu um discurso sobre artistas franceses que influenciaram a cultura e astros que escolheram a França para desenvolver a própria criatividade.

A turnê M.D.N.A desembarca em dezembro no Brasil com quatro apresentações: no dia 2 de dezembro, no Rio de Janeiro; 4 e 5 de dezembro, em São Paulo; e 9 de dezembro, em Porto Alegre.