Topo

Em parceria com ex-Police, Fernanda Takai mistura pop e bossa nova; ouça "Fundamental"

Fernanda Takai e Andy Summers gravaram "Fundamental" (25/7/12) - Divulgação
Fernanda Takai e Andy Summers gravaram "Fundamental" (25/7/12) Imagem: Divulgação

Renato Damião

Do UOL, no Rio

27/07/2012 07h00

Em meados de agosto chegará às lojas do Brasil, EUA, Japão e Europa o álbum “Fundamental”, parceria de Andy Summers, ex-guitarrista do The Police, com a cantora do Pato Fu, Fernanda Takai. O projeto que mistura pop e bossa nova conta com onze faixas, seis delas cantadas em inglês pela cantora.

“Pode ter certeza que canto com mais segurança em inglês do que em japonês”, brincou Fernanda Takai em entrevista ao UOL, referindo-se ao hit "Made In Japan". Ela garantiu que não teve dificuldades nenhuma com o idioma. “Eu canto repertório em inglês há muito tempo, desde minha banda da escola. No Pato Fu e na carreira solo sempre há canções em língua inglesa”, relembrou.

Fernanda conheceu Andy quando participou do DVD "United Kingdom of Ipanema", produzido por ele e Roberto Menescal. “Fiquei sabendo que Andy tinha composto várias canções pensando na minha voz. Ele é profundamente influenciado pela bossa nova e queria fazer um álbum que refletisse isso”, disse Fernanda.

Indagada sobre a relação entre ela e Andy nos estúdios, Fernanda afirmou que ambos “fizeram a lição de casa”. “Foi muito boa, a gente estava empenhado no trabalho, sabia exatamente o que tinha em mente na hora de produzir e gravar”, frisou ela que afastou comparações com “Luz Negra”, CD dedicado a cantora Nara Leão, um dos maiores expoentes da bossa nova.

"À primeira vista vão pensar que é de bossa nova pura. Mas não é. Há composições nesse estilo, mas há pop, um tiquinho (sic) de rock, até jazz. Acho que a gente não sabe muito deixar as coisas imaculadas. Sempre acaba fazendo alguma misturinha (sic)”, explicou Fernanda que sempre ouviu The Police, além de Duran Duran, The Cure, EBTG e The Smiths. 

A turnê de “Fundamental” começará em outubro e já há datas marcadas em Recife, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis. Quanto ao Pato Fu, a banda se reunirá para começar a gravar em setembro um disco de músicas inéditas.