Topo

Semana Elvis, em Memphis, celebra a vida do ídolo às vésperas dos 35 anos de sua morte

Fãs de Elvis participam de vigília à luz de velas em Graceland durante a Elvis Week de 2011 - AP Photo/The Commercial Appeal, Jim Weber
Fãs de Elvis participam de vigília à luz de velas em Graceland durante a Elvis Week de 2011 Imagem: AP Photo/The Commercial Appeal, Jim Weber

Felipe Carettoni

Do UOL, em São Paulo

10/08/2012 07h00

Fãs do mundo todo se reunirão em Memphis a partir desta sexta-feira (10) e até o dia 18 de agosto para homenagear uma das maiores lendas do rock mundial, Elvis Presley. O evento anual, intitulado de Semana Elvis, ou Elvis Week, em inglês, marca a data histórica de falecimento do astro, oferecendo shows, tours pela mansão Graceland e uma série de outras atividades. Este ano, porém, é especial, pois marca o 35º aniversário da morte de Presley, prometendo um fôlego extra às celebrações.

São esperadas mais de 75 mil pessoas na pequena cidade de Memphis, em Tennesse. Elas dividirão espaço com uma infinidade de imitadores, além de muitos outros fãs convencidos de que Elvis não morreu.

Os organizadores da Elvis Week têm anunciado que este será o maior evento de sua história desde quando começou há 30 anos. Entre as mais de 25 atividades, haverá também a presença da cantora Lisa Marie Presley e Priscilla Presley (respectivamente filha e viúva do cantor), além de membros da famosa banda que consagrou Elvis Presley.

Na próxima quarta-feira, um dia antes da data exata em que Elvis morreu (16 de agosto), fãs devem tomar as ruas para participar de uma vigília à luz de velas madrugada adentro. Após uma cerimônia de abertura nos portões da mansão Graceland, os fãs são convidados a caminhar, carregando velas, até o cemitério onde está enterrado o cantor.

Na quinta, será realizado o Elvis 35th Anniversary Concert, o mais aguardado dentre os inúmeros shows que acontecem na cidade durante a semana. Na apresentação - a mesma que será apresentada no Brasil em uma turnê que passa por três capitais em outubro -, são projetadas em um telão imagens das melhores performances do astro, acompanhadas pela voz de Elvis e da instrumentação ao vivo executada por músicos que trabalharam com ele.

Outra vedete da Semana Elvis, que terá cobertura especial da equipe de reportagem do UOL,é o Ultimate Elvis Tribute Artist Contest, a divertida competição em que candidatos do mundo inteiro disputam o título de melhor imitador de Elvis Presley do mundo. As eliminatórias se estendem por toda a Semana Elvis, e o resultado deve ser anunciado só no sábado, dia 18.

No encerramento do evento, no dia 19, haverá uma dança de despedida que reunirá os famosos cantores Terry Mike Jeffrey e Jamie Aaron Kelley.

Elvis no Brasil
As comemorações não irão acabar tão cedo principalmente para os fãs brasileiros. Entre os dias 5 de setembro e 5 de novembro, o Brasil será palco do Elvis Experience, evento que reunirá a maior exposição de objetos e registros históricos sobre a vida do cantor. A mostra já está sendo preparada em São Paulo, no estacionamento do Shopping Eldorado. É a primeira vez que uma atração desse tipo será exibida fora dos Estados Unidos.

A exposição funcionará durante os três meses e contará com mais de 500 documentos, fotos e raros objetos que até então nunca deixaram a mansão Graceland, em Memphis.

Com ingressos praticamente esgotados, os shows da turnê ocorrerão nos dias 6 de outubro, em Brasília; 8, 9 e 10, em São Paulo; e, finalmente, 11 de outrubro, no Rio.