Topo

"Novo álbum terá músicas mais pesadas", diz produtor de Chitãozinho e Xororó

Chitãozinho canta com Fernando, da dupla Fernando & Sorocaba, em festival sertanejo em São Paulo (23/10/2010). Fernando agora é produtor da dupla - Reinaldo Canato/UOL
Chitãozinho canta com Fernando, da dupla Fernando & Sorocaba, em festival sertanejo em São Paulo (23/10/2010). Fernando agora é produtor da dupla Imagem: Reinaldo Canato/UOL

André Piunti

Do UOL, em São Paulo

22/08/2012 07h00

Chitãozinho e Xororó gravam, na noite desta quarta-feira (22), um CD ao vivo na casa noturna "Wood's", em São Paulo. Primeiro trabalho após dois anos destinados a comemorações dos 40 anos de carreira, o novo projeto traz uma novidade: a produção musical está por conta de Fernando Zorzanello, da dupla Fernando e Sorocaba.

Com arranjos "mais pesados", como destaca o novo produtor, Chitãozinho e Xororó repetem uma fórmula muito elogiada, testada em 2008, quando a dupla se apresentou ao lado da banda Fresno. A gravação contará com as participações do rapper Cabal, do grupo Dexterz, e da dupla responsável pela produção. Ao UOL, Fernando falou sobre o novo projeto e sobre a  experiência de produzir seus ídolos.

UOL Música: Como se deu a aproximação da dupla com você?
Fernando:
O nosso contato foi feito na verdade através de um dos empresários dele, o Wilson (Oliveira), durante um show que nós fizemos em Madri, ano retrasado ainda. Ele tinha a intenção de fazer uma experiência de colocar o Chitão e o Xororó junto com alguém dessa nova geração, e disse que ia conversar com a dupla pra ver se eles não tinham interesse que eu produzisse uma faixa pra eles. Passou um tempo e um dia me chamaram pra conversar. Eu fui pensando que era pra falar de uma música, mas recebi a notícia de que queriam que eu produzisse o CD todo. Aí eu levei um choque. Eu produzindo o Chitão e o Xororó?

Você sempre citou Chitãozinho e Xororó como suas referências.
Sim, no sertanejo eles eram a principal referência minha e do Sorocaba, a gente fala isso sempre que perguntam. Sou fã demais. Cresci ouvindo os caras, cantei demais os caras, e de repente eu tô produzindo um CD deles. Imagina como eu fiquei.

E sua carreira como produtor ainda é curta.
Pois é, o primeiro CD que eu produzi inteiro mesmo foi o último do Luan Santana, "Quando Chega a Noite". Eu sempre mexi com estúdio, desde muito novo, então sempre tive a intenção de produzir. Surgiu a oportunidade com o Luan e aí eu comecei.

O CD tem 13 regravações, todas elas com mais pegada, algo mais pesado do que as pessoas estão acostumadas.

Fernando

O que o CD vai trazer de diferente?
O Xororó me passou "Evidências" e "Páginas de Amigo" pra eu produzir do meu jeito. Ele disse "faz com a sua cara, esquece que a música é pra gente". Aí eu pus guitarra, fiz um arranjo mais pesado, com mais pegada, e eles gostaram do resultado. O CD tem 13 regravações, todas elas com mais pegada, algo mais pesado do que as pessoas estão acostumadas.

As românticas também?
Sim, todas. A gente resolveu pegar as gravações originais e começar a mexer a partir delas, e não a partir das várias regravações que fizeram com o tempo. Pegamos a essência dos arranjos originais e demos uma cara diferente. A ideia deles ao me procurar foi justamente achar uma cara diferente, então eu tive que fazer algo fora do que eles já tinham feito.

É muito conhecida a fama de perfeccionista do Xororó. Na hora de produzir, quem acabou mandando mais? Ele deu muito palpite?
Cara… ele é diferente. Graças a Deus eu não precisei refazer nada, mas ele deu vários palpites principalmente no sentido de tirar um instrumento, colocar outro no lugar, diminuir a guitarra em alguma hora. A musicalidade dele impressiona, deu gosto de gravar, o homem canta demais. Quanto a quem manda mais, acho que a gente se entendeu muito bem. Ele queria mesmo que eu desse uma cara mais minha, então foi muito fácil de trabalhar.

Tem alguma surpresa no CD?
Olha, surpresa eu não sei, mas vai rolar participação. Eu e o Sorocaba vamos cantar, o Cabal também, e o Dexterz, grupo do Junior, vai participar. Além disso, duas canções do CD estão sendo produzidas pelo Lucas Lima, genro do Xororó.