Justiça nega recolhimento de biografia não autorizada de João Gilberto
Na última segunda-feira (20), a 9ª Vara Cível de SP negou o pedido do cantor e compositor João Gilberto que pretendia ver recolhidos todos os exemplares de um livro que tem o seu nome como título. A obra é uma biografia não autorizada, organizada pelo professor do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Walter Garcia.
Capa do livro "João Gilberto", de Walter Garcia
João Gilberto alega que a obra, publicada no inicio de mês de junho, apresenta conteúdo ofensivo a sua imagem e intimidade, pela exposição não autorizada do seu retrato pessoal. O compositor também se sentiu ofendido com trechos do livro que o classificam como neurótico e esquisito.
O juiz Guilherme Stamillo Santarelli Zuliani negou a apreensão dos exemplares do livro por considerar que "a biografia é uma obra de informação e, como tal, deverá ser admitida, ainda que sem consentimento do biografado".
Além disso, entendeu que a imputação de "neurótico", não é suficiente para paralisar a produção do livro, “porque, nesse setor, o vocábulo não ganha o sentido de doença mental, mas, sim, de excentricidade de músicos e artistas ('esquisitices'), o que não é depreciativo”.
A decisão foi tomada em uma ação cautelar preparatória, espécie de pedido liminar que os advogados fazem antes de abrir um processo principal. Até o fechamento deste texto. os advogados de João Gilberto não haviam sido encontrados para comentar o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.