Topo

Com coro dos fãs, Megadeth toca álbum lançado há 20 anos na íntegra durante show em SP

Show no Via Funchal, em São Paulo, celebra 20 anos do lançamento de "Countdown to Extinction" (5/9/12) - Manuela Scarpa/Foto Rio News
Show no Via Funchal, em São Paulo, celebra 20 anos do lançamento de "Countdown to Extinction" (5/9/12) Imagem: Manuela Scarpa/Foto Rio News

Mário Barra

Do UOL, em São Paulo

06/09/2012 02h24

Acompanhados por um coro fiel da plateia que lotou o Via Funchal, em São Paulo, na noite desta quarta-feira (5), os norte-americanos do Megadeth tocaram na íntegra o álbum "Countdown to Extinction", lançado há 20 anos, durante apresentação única no Brasil neste segundo semestre.

O show, que começou às 22h09 com a faixa "Trust", foi o primeiro retorno da banda de heavy metal ao território nacional desde o conturbado Metal Open Air, realizado em abril no Maranhão, quando o quarteto enfrentou diversos problemas de som e logística.

Ainda que a apresentação desta quarta-feira tenha sido menor do que em 2010 --quando o grupo apresentou o repertório completo do álbum “Rust in Peace” também para celebrar aniversário de 20 anos em um show de duas horas-- foi suficiente para alegrar os fãs que entoaram "Ole, ole, ole, ole... Mustaine, Mustaine" para homenagear o vocalista durante várias ocasiões.

Hits recentes como "Public Enemy No. 1" e "Whose Life (Is It Anyways?)" foram mostrados logo no início, com imagens dos respectivos videoclipes no telão atrás do palco. As duas faixas fazem parte do disco "TH1RT3EN", lançado no ano passado e que também foi representado por "We The People".

Quem não conseguiu uma vaga na pista "premium" enfrentou uma distância de, no mínimo, dez metros até o palco e um arsenal de smartphones e celulares levantados para gravar o show.

Mesmo com a barreira, os fãs mais ávidos --divididos entre admirar a rapidez dos solos dos guitarristas ou simplesmente balançar violentamente a cabeça-- puderam vibrar com as faixas do álbum aniversariante como "Skin O'My Teeth", "High Speed Dirt", "This Was My Life" e, claro, "Symphony of Destruction", a mais famosa das "porradas" da banda.

O ápice do show aconteceu durante “Peace Sells... But Who’s Buying?”, música que não está em "Countdown to Extinction", mas contou com a participação mais intensa por parte dos fãs, empolgados com a exibição do símbolo da paz junto ao cifrão de dinheiro no telão, com bandeiras de diversos países ao fundo. Esta mesma imagem aparece no videoclipe da música, que encerrou o setlist da banda antes do brevíssimo bis, que contou apenas com "Holy Wars.. The Punishment Due".

Foto Rio News
"Enquanto muitas bandas preferem falar a mesma besteira de sempre, a gente opta por ficar quieto e tocar para vocês

Dave Mustaine, vocalista do Megadeth

"Família"
O clima familiar tomou conta da casa de shows paulistana, já que o líder e vocalista Dave Mustaine junto com o baixista David Ellefson e o guitarrista Chris Broderick não deixaram de agraceder e agradar ao público durante todo o repertório, que durou exatos 90 minutos. Entre os fãs, mesmo com a predominância de pessoas acima de 30 anos, havia pais com crianças e adolescentes mais jovens do que o disco celebrado na noite.

Carismático, Mustaine deixou de lado as frases polêmicas contra o presidente norte-americano Barack Obama em show recente na Ásia e preferiu interagir com os presentes, ora fazendo solos de guitarra bem na cara dos fãs, ora simplesmente andando pelo palco, agradecendo e mandando beijos por conta do entusiasmo dos espectadores.

"Vocês são lindos", derreteu-se em um dos intervalos entre as músicas. "Enquanto muitas bandas preferem falar a mesma besteira de sempre, a gente opta por ficar quieto e tocar para vocês."

Mustaine também comentou no palco que a turnê de setembro de 2012 pela América do Sul representou a primeira vez que a banda tocou, na íntegra, todo o quinto álbum de estúdio da banda.

Agradecendo constantemente ao carinho dos fãs, o líder do Megadeth ainda recordou da apresentação ao lado do Sepultura em 1991, durante o Rock in Rio 2.

Veja o que o Megadeth tocou em São Paulo:

"Trust"
"Hangar 18"
"She-Wolf"
"À Tout le Monde"
"Whose Life (Is It Anyways?)"
"Public Enemy No. 1"

Countdown to Extinction
"Skin O' My Teeth"
"Symphony of Destruction"
"Architecture of Aggression"
"Foreclosure of A Dream"
"Sweating Bullets"
"This Was My Life"
"Countdown to Extinction"
"High Speed Dirt"
"Psychotron"
"Captive Honour"
"Ashes In Your Mouth"

"Peace Sells... But Who's Buying?"

Bis
"Holy Wars... The Punishment Due"