Topo

Juiz rejeita processo do Velvet Underground contra a Fundação Andy Warhol

Velvet Underground perde processo contra a Fundação Andy Warhol por uso de imagem de banana - Reprodução
Velvet Underground perde processo contra a Fundação Andy Warhol por uso de imagem de banana Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/09/2012 09h15

O juiz federal de Nova York, Alison Nathan, indeferiu nesta sexta-feira (7) o processo da banda Velvet Underground contra a Fundação Andy Warhol pelo uso da imagem de uma banana criada por Warhol, segundo o site da revista “The Hollywood Reporter”.

Em janeiro deste ano, os ex-integrantes Lou Reed e John Cale disseram que a fundação, que foi criada em 1987 após a morte do artista, licenciou ilegalmente a imagem da capa de um dos discos mais conhecidos do grupo para uso comercial em cases para iPad e acessórios.

O juiz determinou que as reivindicações de direitos autorais não estão maduras o suficiente para o julgamento. Porém, o processo continua em andamento.

A banda Velvet Underground acredita que a Fundação Andy Warhol quer enganar os consumidores, que irão relacionar que o grupo aprova os produtos vendidos com a famosa imagem.

Warhol, que foi empresário e produtor do Velvet Underground, criou a capa para o disco "The Velvet Underground and Nico" (1966), usando a imagem de uma banana tirada de uma propaganda.